10 erros terríveis cometidos por agência de e-commerce
Você contratou uma agência web especializada em e-commerce para cuidar da sua loja virtual?
Agências especializadas são uma ótima estratégia para a sua empresa se preocupar menos com aspectos técnicos e focar nas vendas.
Mas com o tempo notamos alguns erros que são comuns em agências especialistas em e-commerce.
Listamos aqui os erros mais comuns para que você evite que sua empresa tenha estes tipos de problemas.
Apesar do título deste artigo, lembre-se que alguns pontos aqui não necessariamente são um erro da agência que cuida do seu e-commerce mas uma questão de você adquirir serviços que seu contrato não cobre atualmente. Se você tem uma agência especializada em e-commerce mantenha a conversa com ela de como ela poderia ajudar a vender mais.
Erro 1: Não se preocupam com conteúdo
E-commerce tem que ter conteúdo: Artigos em blog, descrições de produtos únicas, texto de apresentação nas categorias e até fotos boas dos produtos.
Mas muitas agências de e-commerce ignoram isto e deixam o conteúdo todo por conta do lojista.
Erro 2: Não sabem atrair público-alvo
O principal de uma boa estratégia de marketing para o e-commerce não está somente na plataforma e páginas do e-commerce em si.
Vender bem em um e-commerce significa atrair o público-alvo corretamente usando a o canal correto dependendo do tipo de produto vendido pelo e-commerce.
Erro 3: Falhas técnicas
O processo inicial para criar um e-commerce do zero é um trabalho monumental que acaba deixando exaustos os analistas que cuidam do assunto. Sem falar nos prazos apertadíssimos que enfrentam para colocar o e-commerce no ar.
Tais fatores podem fazer com que o resultado final contenha várias falhas como por exemplo links que não funcionam, páginas de "quem somos" genéricas e o pior: fluxo de funil de compra com problemas.
Seja detalhista, compare seu site com o de concorrente e tente deixar o funcionamento do site o mais próximo possível de 100% de perfeição.
Erro 4: Página de categorias crua
Eu chamo de categoria crua aquela página de categoria sem graça, que mostra somente e de forma direta a lista de produtos que compõem a categoria.
A questão é que as páginas de categoria podem ser a página de entrada de muitos do seus usuários, assim é importante que ele entre sendo impactado com um bom conteúdo para evitar a rejeição.
O ideal com um e-commerce é que cada categoria se pareça com uma página inicial do site, por exemplo com uma imagem de destaque e mensagens com destaques e promoções da categoria em questão.
Erro 5: Desenvolvem a própria plataforma
Já me deparei com agências especializadas em lojas virtuais que acabam criando a própria plataforma ao invés de usarem uma plataforma padrão de mercado. Isto parece uma boa ideia ou algo bem empolgante mas a verdade é que isto é um problema e ainda com um preço é elevado: bugs, front end medíocre, falta de funcionalidades, por fora das tendências são apenas uns dos grandes problemas que este tipo de plataforma enfrenta.
Evite usar plataformas desenvolvidas por uma única agência, use alguma solução robusta e testada por milhares de empresas no Brasil e quem sabe no mundo.
Erro 6: Não se preocupam com integração com marketplace
Hoje um dos princípios básicos do e-commerce no Brasil é estarem integrados com os principais marketplaces. Fazer a integração um a um com os marketplaces pode ser algo trabalhoso e burocrático. Assim muitas empresas se esquecem de escolher uma plataforma que tenha integração nativa com marketplaces de mercado, deixando assim de lado algo muito importante para o sucesso do negócio.
Integrar o e-commerce com o máximo possível de marketplaces pode ser essencial no processo de descoberta de novos canais de venda.
Erro 7: Usam as métricas erradas
Um e-commerce vale o tamanho da base dele de clientes dele. Assim no início o que vale mais? O número de novos clientes ou ter um bom ticket médio?
A resposta a esta pergunta por exemplo pode guiar a empresa não somente para caminhos mais fáceis no início do surgimento do e-commerce, como também garantir a sobrevivência ao longo do tempo.
Uma boa agência de marketing digital para e-commerce deve saber qual métrica focar sob medida em cada fase de vida desde a implantação da loja.
Erro 8: Não criam anúncios gráficos bons
Tão importante quanto as imagens que são utilizadas na página de início e de categorias da loja virtual, são as peças de anúncios gráficos que a agência cria para a loja virtual. Uma boa agência digital de comércio eletrônico sabe criar as peças corretas para atrair seu público-alvo tanto em redes sociais quanto rede de display Google (GDN).
Erro 9: Não fazem remarketing dinâmico
Cada agência de comércio eletrônico tem um mix de serviços diferentes oferecido para cada cliente que possuem. Acredito que provavelmente não existam duas agências de marketing digital no mundo que ofereçam exatamente o mesmo mix de serviços e da mesma forma para seus clientes.
Mas algo que a maioria não faz é fazer remarketing dinâmico para o e-commerce que gerenciam. Remarketing dinâmico são aqueles anúncios que nos seguem quando saímos da página de produto, exibindo foto, descrição, título e preço por todo lugar que vamos.
Este tipo de anúncios é tecnicamente difícil de configurar dependendo da plataforma mas é importante pois ataca e impacta positivamente especificamente o cliente novo que não conhece seu e-commerce ainda e fez uma única visita.
Erro 10: Não praticam Inbound Marketing
Muitas agências de marketing digital não praticam Inbound Marketing de forma adequada. Saber usar a automação de marketing adequada, como por exemplo saber automatizar envio de e-mails quando um cliente que fez uma compra resolve revisitar a loja. Ou até um chatbot que consiga exibir a mensagem personalizada correta, são estratégias básicas de Inbound Marketing que podem acelerar suas vendas, mas devem ser feitos por quem entende.
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