Como escolher uma agência de marketing digital em 10 passos
Ter a agência de marketing digital correta para o seu negócio é essencial ao longo do tempo para o sucesso Já falamos aqui algumas vezes sobre os cuidados ao escolher uma agência de marketing digital. Agora vamos indicar quais passos você deve seguir no processo de seleção da agência que você vai entregar a conta da sua empresa.
Seja sua procura de agência de marketing digital para pequenas empresas ou seja para uma corporação, você deve tomar basicamente os mesmos cuidados para escolher sua agência.
Passo 1: Determine o quanto pode investir
O primeiro passo antes de buscar uma agência de marketing digital é determinar o quanto você está disposto a investir. Lembre-se que sua empresa deverá disponibilizar um valor mensal para investimento em marketing digital. Assim você deve escolher um valor que seja confortável para Investir mensalmente durante pelo menos durante os próximos 12 meses.
É essencial que a sua empresa consiga continuar funcionando com saúde financeira adequada sem afetar seu capital de giro levando em conta que as vendas podem não aumentar rapidamente como espera tenho ainda arcar com os custos de marketing digital envolvidos.
Assim sempre leve em conta o pior caso antes de escolher o investimento mensal em marketing digital. Evitando assim assumir compromissos que sua empresa não consiga cumprir.
Passo 2: Pesquise o que você quer
Após determinado orçamento máximo que está disposta a investir. Você deve tentar determinar quais produtos de marketing digital sua empresa está necessitando no momento. Por exemplo um novo website, posicionamento Google, redes sociais, e-mail marketing, etc. É claro que sua empresa não vai saber neste momento o que o investimento mensal disponível consegue cobrir mas é interessante ter uma boa ideia e saber priorizar o que sua empresa necessitará conforme os objetivos.
É bem provável que você aprenda durante o processo de aquisição da agência que os produtos que precisa são diferentes do que precisa. Mas é interessante uma breve pesquisa inicial.
Passo 3: Determine em quais cidades vai procurar
Antes de iniciar a procura da agência de marketing digital que vai cuidar da sua empresa nos próximos meses ou talvez anos é importante você determinar qual cidade esta agência deve deverá estar.
Por exemplo ela pode estar na mesma cidade que a sua empresa, facilitando assim o contato pessoal entre a sua empresa e a agência. Mas existem situações em que seja interessante que a agência esteja em outra cidade como por exemplo se a sua empresa for em uma cidade não muito grande talvez seja interessante ter uma agência localizada em outra cidade como um grande centro, abrindo assim mão da comodidade de ter agência na mesma cidade que sua empresa.
Passo 4: Pesquise por Indicações
Decidida as localidades ou cidades em que agência digital vai estar agora você pode iniciar sua procura pela agência. É interessante você procurar por indicações ou seja a conhecidos os parceiros de negócio que já possuem uma agência de marketing de tal forma consigam indicar para sua empresa uma agência que já esteja atendendo eles e que esteja sendo bem sucedido.
Nem sempre será possível encontrar uma agência de marketing digital por indicação. Na maioria dos casos a indicação pode não servir e dessa forma você terá que fazer a procura por outros meios tradicionais que não seja indicação.
Passo 5: Escolha as agências candidatas
Finalmente você pode iniciar a sua procura e escolher algumas agências alvo no qual você fala fará uma seleção de qual será agencia tirar serviço empresa. Mas quantas agências devo conversar?
Não existe um número certo de agências alvo você pode querer conversar com 2 agências podem ser 5 pode ser 10 é interessante. Você não deve abrir muito o leque pois você pode acabar em um trabalho que demanda muito esforço de escolha e dentre muitas agências. Mantenha sua lista de agências curta como e isso será suficiente para o processo de seleção que você vai fazer.
Passo 6: Veja se ela é para você
Neste momento é importante você estar atento dentre as agências que está fazendo a seleção se ela é adequada para a estratégia de marketing digital da sua empresa.
Além de quanto iria custar pelos serviços oferecidos, examine com calma as qualificações que é a agência alega ter e saiba determinar quais se encaixa no portfólio da sua empresa.
No âmbito do marketing digital existem diversos tipos de serviços de marketing e assim existem muitos motivos da agência de performance não servir para você dentre eles ela pode não ter disponibilidade de dos serviços que a sua empresa necessita, ou ela pode não atender bem o porte da sua empresa, ou ainda ela pode ter custo muito elevado para você.
Assim é importante você estar pronto para determinar e se necessário descartar qualquer agência que não seja adequada para sua empresa.
Passo 7: Faça as perguntas corretas
O sucesso da escolha de uma boa agência depende de você fazer as perguntas corretas para ela obtendo assim o máximo de informações que sejam do seu interesse. Não espere agência oferecer as informações que ela quer ou deseja esteja sempre pronto com uma lista de perguntas que você deseja fazer para empresa.
Analise com calma os produtos e serviços que cada agência oferece, quais cases de sucesso ela possui e quais produtos ela é especialista. Existem agências que são especializados de elaboração de sites mas executam qualquer outro tipo de serviço que você solicitar com qualidade inferior.
Outras são especialistas em campanhas Google e fazem website mais não fazer o site estão bons. Assim é importante você conseguir combinar os produtos que são mais importantes para sua empresa com o que a agência é especialista.
Passo 8: Qual promessa eles fazem?
Um ponto importante para analisar das agências são quais promessas elas fazem. Agências que fazem promessas em excesso geralmente são as de pior qualidade.
As agência de marketing digital para pequenas empresas não fazem promessas de números em metas no final do funil. Assim Desconfie de agências que prometem metas de final de funil vendas em números.
Como por exemplo agências que prometem X vendas por mês ou agências que prometem Y contatos recebidos por mês. Este tipo de promessa é enganoso pois isto é muito difícil de determinar. Assim se a agência prometer números deste tipo ou está tentando enganar sua empresa ou não tem muito conhecimento do mercado.
Passo 9: Procure saber se ela está falando a verdade
Converse bastante com agência que pretende fechar principalmente quando estiver pronto para na fase final de escolha. Examine bastante e detalhadamente as informações que ela deu pra você ficar atento a contradições e esclareça todos os pontos duvidosos solicite com provas não tenha medo de solicitar para conversar com cliente da agência.
Passo 10: Faça uma reunião com a agência
Um ponto importante é se reunir pessoalmente com agência caso ela esteja em uma outra cidade ou seja difícil fazer quitar uma reunião pessoal faça uma conferência via Skype ou Google Hangouts isto é importante para você saber qual é a cultura e como são as pessoas que vão cuidar das vendas da suas empresa nos próximos meses.
Evite estes erros comuns
Chegada a hora de escolher, evite erros comuns como por exemplo buscar é agência mais barata ou se impressionar com premiações da agência mesmo que comprovadas ou ainda selecionar agência pelo vendedor mais simpático. Além disso, dê uma olhada neste artigo que escrevemos sobre os erros mais comuns que as empresas cometem ao escolher a agência.
Bônus: Assine! (Na dúvida, vá em frente)
Como você está adquirindo um produto intangível no qual é muito difícil comprovar ou ter ideia do efeito que terá na suas vendas da sua empresa, é normal que você fique indeciso ou com dúvidas sobre o quantos os serviços vão servir para você. Mas não se preocupe, após feitas todas verificações você está pronto para seguir em frente assinar o contrato. Aproveite o aumento das vendas que a agência irá proporcionar para você.
Pronto para iniciar sua procura de uma nova agência? Clique no botão abaixo e comece agora!
Comentários