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Consultoria de marketing digital - 5 mitos

Aqui na Gravity temos contato com muitas empresas e ambientes de trabalho de diversas delas dos mais diversos setores, alguns são nossos clientes, outros são outras agências e parceiros.

Ao conversar de marketing digital com estas diferentes empresas, notamos algumas vezes que existem alguns mitos de marketing digital que circulam entre elas. Estes mitos acabam impactando inclusive as estratégias de marketing digital delas. Alguns deles são ideias antigas e ultrapassadas que se sedimentaram e circulam até hoje por aí. Outros são ideias de senso comum que apesar de serem mais recentes não fazem sentido algum.

Aqui listamos alguns destes mitos que variam desde mitos que se formam entre proprietários de pequenas empresas até as que circulam em departamentos de marketing de grandes empresas.

Assim, vamos aos 5 mitos que separamos

Mito 1 - Criar um site é suficiente para meu marketing digital

O primeiro passo de uma empresa geralmente é contratar alguma consultoria google ads para criar um website para empresa. Ter um website talvez seja ainda o passo mais popular e comum entre empresas, principalmente entre as pequenas.

O problema é que muitas empresas acham que ter um website basta para estar no mundo digital e atrair público-alvo para ter mais vendas, o que não é verdade. A lógica aqui é que ter um website você somente vai ter tráfego inicial que vem de meios que você divulgar ele, como por exemplo em um cartão de visita. Assim um website puro acaba servindo somente de uma apresentação institucional da empresa sem qualquer estratégia de atrair novos prospects para o site. Assim acabam por perderem a oportunidade de atrair novos clientes que estão precisando dos seus serviços por aí.

webdesign e página do computador

Assim é importante que qualquer empresa vá além de somente criar um website, tendo outros canais de marketing digital como Otimização de sites para mecanismos de pesquisa (SEO), mídias sociais, Facebook ads, campanhas de links patrocinados, etc.. para ter melhores resultados.

Mito 2 - Email marketing é disparo de listas compradas

Já ficamos muitas vezes surpresos ao lidar com pequenas ou grandes empresas que acham que fazer email marketing é comprar uma lista de emails e fazer disparos de emails. Isto não é email marketing e sim fazer spam, que pode inclusive afetar a imagem de sua empresa e até gerar reclamações públicas contra sua empresa.

Sempre use listas de emails de pessoas que interagiram com sua empresa e ofereceram os emails de contato. Jamais compre listas de email ou aceite fazer disparo de spam.

Mito 3 - Clientes não compram pelo celular

Este é um mito bem comum, que encontramos até em outras agências de marketing digital! A maioria das pessoas que trabalham em uma empresa usam computador desktop e sempre fazem compras ou entram em contato com empresas através de um desktop ou notebook. Elas custam a entender que existe uma grande quantidade de pessoas que fazem buscas, entram em contato e até fazem compras online usando um celular.

duas mulheres no shopping com várias sacolas e vendo celular

Mesmo que as compras de e-commerce de uma loja online tenha a maior parte das compras através de um desktop, o celular sempre vai representar uma importante fatia do faturamento das empresas. Assim tenha sempre o seu site otimizado para dispositivos móveis. Estando pronto assim para recepcionar adequadamente o usuário que acessar seu site por um celular.

Mito 4 - É impossível fazer marketing um a um

As pessoas quando lidam com marketing digital acabam focando muito em cliques, conversões e impressões. Essa última métrica inclusive normalmente aparece aos milhões em um relatório. Assim, acabam focando muito nas massas e acabam criando o paradigma de que marketing digital sempre é em porções para multidões.

métricas de marketing digital

Mas a grande verdade é que marketing um a um funciona muito bem e aumenta as vendas da empresa. Marketing digital tradicional é apenas um ponto de toque no seu cliente. O marketing um a um, com uso de CRM, automação de email, inbound marketing, ou até uma gestão de mídias sociais focando o um a um, é uma forma mais moderna que gera mais vendas.

Procure evoluir sem marketing para um a um usando plataformas como por exemplo Hubspot.

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Mito 5 - Meu nicho é muito chato para marketing digital

Algumas vezes conversamos com alguns setores e verificamos que as pessoas não acreditam muito na capacidade de marketing digital para o nicho delas. No máximo estas pessoas acabam por somente website e uma página de Facebook para a empresa.

Mas marketing digital pode ser efetivo em praticamente qualquer nicho. Obviamente mais em alguns setores do que em outros, e existem alguns poucos setores que marketing digital é até inútil - mas isto é bem raro.

Geralmente a crença de que marketing digital não funciona está ligado ao fato de algum concorrente não estar fazendo: Se o concorrente decide fazer marketing digital acaba se tornando algo obrigatório.

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