Como convencer seu chefe a contratar uma empresa de marketing digital
Você trabalha em uma empresa que não faz nada ou faz pouco no mundo digital? Você tem curiosidade do impacto que marketing digital teria na sua empresa, mas quando conversa com seus colegas eles não demonstram interesse? Então fique conosco pois vamos ensinar a mudar esta situação!
Normalmente o problema está ligado a era dos executivos da empresa que construíram e prosperaram no passado com base em estratégias de venda tradicionais. Eles nunca precisaram de nenhuma agência de marketing digital para chegar onde estão e isto se torna um paradigma a ser enfrentado dentro da empresa.
O que está em jogo talvez seja o futuro da empresa que podem impactar sua empresa um dia. Entenda também que se a empresa crescer por conta de uma entrada no digital, você pode ter mais oportunidades dentro dela ou até mesmo ser reconhecido por ter conseguido obter mais vendas.
Então vamos lá, veja algumas técnicas que separamos de como convencer seu chefe a entrar na era digital
Entenda que ele é de outra era
É essencial em primeiro lugar você entender o quanto o seu chefe é de outra era, se ele está na faixa por exemplo dos 60 anos, você deve entender que o trabalho será bem mais difícil do que você pode imaginar. A questão de pessoas desta faixa etária é que elas são muito inseguras com o digital e a ideia de que vão perder o controle sobre o que está acontecendo pode ser um grande empecilho à mudança.
Você pode diminuir a insegurança dele explicando que existem empresas especializadas em cuidar de todo o marketing digital da empresa e que o trabalho dele não vai mudar.
Mostre os concorrentes fazendo
Não é difícil encontrar concorrentes fazendo marketing digital, assim liste os principais concorrentes e faça uma busca no Google. Descubra quais concorrentes estão fazendo Google Ads e mostre para seu chefe.
Evite termos técnicos
Cuidado ao usar termos técnicos com seu chefe como Links Patrocinados, SEM, SEO, taxa de rejeição, Inbound Marketing, teste A/B, Social Media, Google AdWords, etc. Isto pode ser simples para você mas para o seu chefe pode gerar mais insegurança.
Jamais chame a atenção dele com o pouco conhecimento que ele tem. Descubra quais termos ele criou no imaginário dele para se referir ao pouco que ele conhece. Decore estes termos e use você mesmo os mesmos com ele durante as conversas.
Você pode se sentir desconfortável falando da mesma maneira que ele se comunica, mas isto tem um grande efeito em deixar ele confortável em tratar do tema.
Leve o chefe para algum evento digital
Uma forma perfeita de fazer seu chefe entrar no mundo digital é levar ele para algum evento ou mesmo uma palestra de alguém falando de marketing digital.
Reveja a identidade visual da empresa
Verifique com seu chefe se a empresa não pretende rever a identidade visual, como por exemplo modernizar a logomarca, rever as cores, ou até fazer um novo website.
Uma logomarca modernizada ou um novo website do gosto dele pode empolgar seu chefe a procurar novos canais e assim quebrar barreiras de entrar no digital.
Encontre pessoas da confiança dele que fazem
Seu chefe deve ter amigos empresários ou funcionários de outras empresas que ele confia e o visitam de vez em quando, pode ser uma grande oportunidade de usar estas pessoas para ajudarem!
Tente descobrir alguém próximo a ele que esteja fazendo marketing digital e diga para seu chefe conversar sobre isto com esta pessoa.
Explique que é um novo canal
Você talvez não perceba, mas muitas pessoas acham que entrar no digital é abrir mão dos meios tradicionais de venda que elas usam. Explique para seu chefe que agora vivemos em um mundo multicanal e as vendas online vão somente ajudar as vendas offline e não atrapalhar ou substituir estes meios.
Combata a insegurança
Ouça bem os motivos que seu chefe dá para não entrar no marketing digital e pense na resposta ideal para cada ponto. Por exemplo se ele disser que a empresa não tem estrutura para aguentar um aumento de vendas repentino, explique para ele que no digital o volume é facilmente controlável. Se ele disser que é caro, diga que existem soluções de todos os preços, se ele disser que já tentou e não deu certo explique que pode ter sido feito errado e que deveriam tentar uma nova abordagem
Apresente as facilidades do mundo digital
Estão precisando de tinta para a impressora? Ou cartões de visita para os funcionários? Ou qualquer material de escritório? Escolha um site confiável que venda o produto e convença seu chefe a fazer a compra online.
Fazer ele sentir a experiência positiva da nova era digital pode deixar ele mais confortável para colocar a empresa nestes novos rumos.
Apresente um bom site especializado em algo que ele gosta
O que seu chefe gosta de fazer? Ele é um colecionador de artigos dos Beatles? Ele gosta de fotografar pássaros? Ele gosta de pescaria?
Para cada assunto existe um site bom especializado, procure alguns e sugira para seu chefe usar pois a boa experiência online pode fazer ele entender melhor da importância do digital.
Apresente um case
Tente conseguir um case de marketing digital e mostre para ele. O ideal é uma empresa do mesmo segmento ou nicho que a sua, mas se não conseguir pode ser que tenha o mesmo tipo de público-alvo e venda produtos em um valor similar à sua.
Envie vídeos
Vídeos possuem movimento e som, despertando assim emoções diferentes em nós. Escolha algum vídeo que fale da importância do digital e envie para ele. Escolha videos curtos de no máximo 3 minutos e sempre veja o conteúdo inteiro para avaliar, antes de enviar para ele.
Marque uma reunião com quem entende
Traga alguém experiente que entenda de marketing digital para uma reunião ou mesmo esteja disposto a fazer uma simples conversa por telefone com o seu chefe. As melhores agências de marketing digital interessadas na conta de sua empresa estarão dispostas a conversar com seu chefe e apresentar para ele o mundo digital. Estas empresas podem ainda levantar ideias para o seu segmento que nem mesmo você deu conta.
Mostre que existem pessoas buscando pelo produto
Mostre para seu chefe que existem potenciais clientes buscando pelos produtos e serviços que sua empresa oferece e que quando fazem isto não encontram sua empresa mas sim empresas concorrentes.
Para isto você pode usar alguma ferramenta de palavras-chave como o Google Trends ou mesmo começar a digitar algumas palavras no Google que vai sugerir termos que são pesquisados frequentemente.
Mostre números
Ao invés de dizer para seu chefe que mensalmente tem muitas pessoas pesquisando no Google por um determinado produto, pesquise o número correto usando o Google Trends novamente e diga quantas pessoas pesquisaram no mês pelo produto.
Além disso outra maneira é dar dados de crescimento do mercado em geral. Por exemplo se sua empresa vende produtos que poderia vender em um e-commerce, dê dados do quanto as vendas por e-commerce no Brasil ou no mundo cresceram no último ano.
Dar números concretos são bem mais convincentes do que dar informações especulativas.
Mostre o atual fracasso digital da empresa
Se sua empresa possui um site, instale o Google Analytics espere alguns dias e mostre a quantidade de pessoas que estão visitando o site diariamente, ou mesmo quantas curtidas tem um post da empresa em redes sociais.
Você pode ainda usar ferramentas de estimativa para tentar dar um número de visitas estimadas de um concorrente específico e mostrar para o seu chefe quanto de oportunidade de vendas a empresa tem perdido por ficar inerte.
Demonstre a viabilidade econômica
Em uma planilha Excel, faça simulações de investimento e retorno de investimento em vendas de um novo canal de vendas digital para a empresa. Crie metas com números reais, leve em conta a recorrência de clientes novos e não exagere nos números de vendas. Leve ao seu chefe e peça para ele sugerir mudanças até tudo ficar coerente aos olhos dele.
Crie uma versão final que ele aprove e convide ele para colocar o plano em prática no digital.
Peça nossa ajuda
Se as técnicas não funcionarem ou mesmo se você achar tudo isso muito complicado de colocar em prática, peça nossa ajuda e iremos conversar com o seu chefe para explicar para ele o quanto ele está perdendo por ficar por fora do mundo digital.
Não perca tempo, entre em contato agora!
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