Faça sua estratégia de marketing digital em 24 horas
Você já fez alguma estratégia de marketing digital para sua empresa? Nunca? Que tal criar uma em 24 horas ?
Antes de mais nada, tem uma cena do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) que eu adoro: É uma cena no hospital que o Coringa fala um pouco de si mesmo, ele explica que não faz planos, ele se diz tão desorganizado que até se compara com um cachorro latindo que corre atrás de veículos.
Se você não faz planos e age sem pensar você é igual o Coringa. Pare de ser um coringa agora e comece tenha um plano para o seu marketing digital, ou melhor tenha uma estratégia de marketing digital.
Leia este artigo e em 24 horas monte sua própria estratégia de marketing digital com a ajuda de sua equipe ou sozinho conforme preferir!
O que é uma estratégia de marketing digital?
Mas afinal o que é uma estratégia de marketing digital?
Se o termo for novo, você deve estar um pouco assustado com a frase, mas você por mais que não conheça marketing digital a fundo já deve ter feito uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. Seja por redes sociais, anúncios Google ou disparos de emails que tenha feito. Se você fez ou participou das ideias de qualquer fração de ação de marketing digital para você mesmo ou para sua empresa então você já fez uma estratégia de marketing digital.
Então, estratégia nada mais é do que um plano que você elabora, mesmo que mental, para alcançar algum objetivo usando a internet. Este objetivo pode ser algo como comunicar uma promoção para o seu público-alvo, obter mais conversões, elevar a taxa de conversão, etc.
O objetivo do seu plano ou estratégia é uma arte importante de sua estratégia e vamos falar mais adiante sobre ele.
Assim não se assuste com a palavra “Estratégia” não estamos falando de nada que você precise de um curso ou uma formação para fazer pela sua empresa. Não tem nada a ver com aquele plano de marketing que você aprendeu em algum curso ou na faculdade. É na verdade algo incrivelmente mais simples.
Caso queira, dê uma olhada no vídeo para entender um pouco mais o que é uma estratégia de marketing, o vídeo está em inglês mas você consegue ativar legendas em português:
O vídeo é da Hubspot, empresa americana que criou o termo Inbound Marketing.
O que acontece se eu não fizer?
E seu eu resolver virar um coringa? E seguir em frente sem uma estratégia como eu sempre fiz?
Uma estratégia de marketing digital nada mais é do que você pensar e ter um plano, uma direção para o seus esforços de marketing. Isto traz vantagens pois organiza suas ideias e direciona o seu tempo e da sua equipe para um foco ao invés de ficar disperso.
Listamos aqui alguns dos principais motivos para tentar convencer você de você de ter uma estratégia de marketing digital para o seu negócio
Seu concorrente está fazendo
Não tenha dúvidas, um ou mais dos seus concorrentes possui uma estratégia de marketing digital. Assim se ele estiver realmente fazendo, ele pode conseguir ter mais tração do que você nos esforços de marketing e ganhar uma parte do mercado que podia ser facilmente sua.
Você vai continuar perdido
Lembra que eu disse que não ter uma estratégia de marketing digital pode fazer você sendo um coringa?
Você já não ficou perdido tempo demais? Suas ações de marketing digital não o fizeram sair do lugar? Você pode mudar este cenário fazendo e deixando de ficar perdido.
Você precisa mudar agora e colocar esforços em uma estratégia que age em conjunto para suas metas de marketing
Você não vai saber o quanto é eficiente se não tentar
Um dos fatos tristes que conheço no mundo digital é a dor do ROI negativo, quando você investe uma imensa quantia em um canal e acaba perdendo todo o investimento sem gerar, ou gerando poucas vendas.
O ponto aqui é que o mais irônico é que uma dor pior é quando você testa um canal novo e consegue um ROI muito bom que não fazia ideia. A dor que digo aqui é pelo fato de terem passados, em alguns casos, anos que este canal existia, era explorado pelos seus concorrentes e você só descobriu a existência dele muito tarde.
Estratégia de marketing digital é assim, você só descobre a existência dela e o quanto ela é importante para o seu negócio depois que você organiza seus esforços de uma maneira adequada.
Você vai continuar não entendendo seu cliente online
Se você vive de indicações por anos e não usa o potencial de marketing digital, isto significa que você não entende o seu cliente online.
O cliente online é um ET comparado com com seus clientes atuais, possui cultura diferente, engajamento diferente do seu cliente que conhece mas é uma comunidade que você devia estar explorando.
Uma boa forma de explorar e entender o seu cliente online é através de um bom plano de marketing digital no qual seus esforços estão concentrados e você vai finalmente conversar com o seu cliente online.
Seu orçamento total em Marketing Digital vai continuar errado
Vejo grandes empresas investindo meros R$ 2.000/mês em marketing digital. Se você é uma empresa grande e investe um valor tão baixo tem algo muito errado com sua estratégia.
Sim! Eu entendo totalmente que você não investe mais do que isso pois você já havia tentado antes e o seu dinheiro virou pó.
Mas você provavelmente não teve sucesso por não usar uma boa estratégia de marketing digital ou quem sabe usou a agência de marketing digital errada para você. Como errou sua estratégia, ficou com medo de investir um valor mais elevado e hoje seu orçamento é baixo por conta do paradigma de que marketing online não é para você. Deixando assim o seu orçamento em marketing digital errado.
Suas estratégias vão continuar desconexas e sem sentido
Um dos principais fundamentos da estratégia de marketing digital como eu disse é de fazer com que as estratégias fiquem bem conectadas, e façam sentido!
...unidas por um propósito comum. Continue sem uma estratégia de marketing digital e você vai continuar atirando para todos os lados sem acertar o alvo de maneira eficiente.
Vai continuar perdendo dinheiro em duplicidade de esforços
Isto acontece principalmente em corporações que possuem mais de uma agência de marketing digital: Você tem duas pessoas diferentes fazendo a mesma coisa de maneira desintegrada por não ter uma estratégia em comum.
Enfim, com uma boa estratégia você vai tem mais tráfego, gerar mais leads e vender mais. Simples assim!
Estratégia de marketing digital em prática
Você deve estar agora aterrorizado neste momento por não estar colocando em prática sua estratégia de marketing digital, mas não se preocupe vou explicar como criar sua primeira estratégia de marketing digital.
Título
O primeiro passo é pensar em um título, um tema para a sua estratégia. Lembre-se que não importa o tamanho da sua empresa, ela pode ser minúscula com 1 funcionário mas a ideia não é você vai criar uma única estratégia de marketing digital para sua empresa.
A ideia é você focar em um objetivo que pode se aplicar para uma categoria de produtos de um e-commerce ou em algum evento importante comercialmente para sua empresa como por exemplo dia dos mães.
Para bolar um bom tema, tente pensar nos desafios que sua empresa está passando. Pode ser por exemplo uma meta que não tem sido cumprida com algum fornecedor estratégico de um determinado produto. Ou pode ser uma ameaça de um concorrente despontando com algum diferencial que sua empresa não possui no momento.
O importante aqui é que o tema seja relevante para sua empresa e que o sucesso da estratégia gere uma receita interessante para o momento da sua empresa no curto, médio ou até mesmo em longo prazo caso seja um produto por exemplo que deseja lançar no futuro.
Assim que você tiver um tema em mente e estiver decidido seguir em frente, é hora de estabelecer qual o objetivo.
Objetivo
É importante parar agora e pensar qual o objetivo final da sua estratégia. O objetivo ou meta da estratégia pode ser simplesmente adquirir novos clientes, a venda de um produto no e-commerce, colocar pessoas engajadas em contato com seu departamento de vendas ou até mesmo dar conhecimento para um certo volume de potenciais clientes sobre um produto que você vende.
O objetivo é muito importante pois ele vai definir quais serão os próximos passos da sua estratégia, além de no final você conseguir mensurar o quanto sua estratégia trouxe na prática para você.
Ao considerar o objetivo, lembre-se que existe um funil de vendas, que são basicamente passos intrínsecos ao seu negócio que seu público-alvo deve seguir para concluir uma compra da sua empresa.
Um ponto importante do objetivo é estabelecer qual a região geográfica que você pretende que este objetivo ocorra. Por exemplo se você é uma pizzaria em São Paulo e não incluir e restringir os bairros de entrega no seu objetivo alguém lá na frente pode acabar contratando um influenciador que tem seguidores no Rio de Janeiro, que não faria sentido algum.
Não é obrigatório mas é importante aqui você não estabelecer uma meta (números tipo um forecast). Por exemplo você pode estabelecer que a meta da sua estratégia de marketing digital é trazer 500 contatos de prospects interessados no seu produto nos próximos 3 meses.
Personas
O próximo passo de uma estratégia de marketing digital eficiente é você desenvolver as personas.
Personas são figuras notórias e fictícias que você cria para representar um determinado segmento do seu público-alvo.
Por exemplo aqui na Gravity temos uma persona que chamamos de Sr. Ignácio. O Sr. Ignácio nada mais é do que um nome fictício e fácil de lembrar. Seguem algumas características do Sr. Ignácio:
Item | Valor |
Nome da Persona |
Sr. Ignácio |
Idade | 60 Anos |
Gênero | Masculino |
Localidade | Qualquer local do Brasil (Indiferente) |
Escolaridade | Pós-graduação |
Renda | R$ 30 mil/mês |
Cargo | Sócio proprietário de uma empresa que possui e-commerce de médio porte |
Objetivo | Incluir sua empresa no digital |
Desafios | Já tentou com várias agências digitais mas sem sucesso |
Prioridades |
Saúde financeira da empresa e manter rentabilidade perante novos concorrentes jovens que têm surgido |
Interesses |
Economia, societário, administração e política nacional |
Características |
Empresário experiente de sucesso que está querendo migrar do marketing tradicional que praticou por muitos anos para o mundo de marketing digital mas não sabe como migrar. |
O perfil da Persona do Sr. Ignácio é um exemplo que usamos aqui para classificar um perfil comum de prospects que nos procuram e assim temos interesse em segmentar nas nossas campanhas de marketing digital.
Note que no caso do Sr. Ignácio, ele tem descrito no seu perfil, um cargo dentro da empresa. Como somos uma empresa que não segmentamos consumidores finais mas empresas (B2B). O cargo (Sócio-proprietário) e o nicho da empresa que ele trabalha (e-commerce) são dados muito importantes para nós. Se você é uma empresa que trabalha com consumidor final (B2C), o cargo e tipo de empresa são dados que não são tão importantes assim, então neste caso você pode deixar de fora.
Bem, agora que você sabe o que é uma persona reúna sua equipe e crie pelo menos 3 ou 4 personas que definem perfis comuns de pessoas que você deseja atingir com o seu plano.
Canais
Agora o próximo passo é escolher onde você vai veicular sua campanha. Hoje em dia o mundo digital oferece uma gama de canais diferentes para você veicular suas campanhas. A escolha do canal depende de alguns fatores como por exemplo se sua empresa já tem experiência no canal, se tem capacidade técnica de fazer campanha neste canal atualmente ou se o canal combina com sua estratégia.
Nada contra você experimentar um ou outro canal novo caso nunca tentado antes, mas se você usar uma grande quantidade de canais que nunca tentou, pode ser que sua estratégia não dê muito certo.
Influenciadores
Influenciadores são profissionais que atuam em diferentes redes sociais e possuem um volume grande de seguidores fiéis e você pode negociar promoverem algum produto ou serviço de sua empresa em uma ou mais postagens.
Se você for optar por um influenciador pode ser importante que o influenciador fale de temas comuns ao produto ou serviço da sua empresa que você está promovendo. Por exemplo pode não ser muito efetivo uma influenciadora de moda promovendo um produto para executivos de empresas.
Um outro ponto importante é a área de atuação do influenciador. Se ele possui seguidores distribuídos por todo país, pode ser uma perda de tempo ele promover seu negócio local.
Influenciadores podem ser uma boa maneira de engajar os seguidores deles com algum produto de sua empresa, desde que você escolha o influenciador ideal.
Mídia Social
Instagram, Facebook, TikTok, etc.. são muito importantes para sua estratégia de marketing digital pois são muito fáceis de se adequar à sua estratégia. Por exemplo se sua estratégia for se livrar do estoque de um produto que vai sair de linha, basta programar algumas postagens sobre uma promoção do produto na sua rede social e elas terão grande efeito de acordo com o número de seguidores ou seu orçamento, no caso de mídia paga.
Automação de Marketing
Se você já usa alguma plataforma de automação de envio de emails você pode programar ele para atingir determinadas personas com base no comportamento delas com sua empresa.
Se você nunca usou automação, talvez não seja uma boa ideia usar ela somente para uma estratégia de marketing digital pois pode demorar meses para você conseguir configurar uma boa plataforma de automação, que muitas vezes também é de Inbound Marketing, e dominar ela de maneira eficiente.
Caso você já tenha, ela é sem dúvidas obrigatório para sua estratégia.
Podcast
Não é muito usado mas Podcast pode ser bem interessante para incluir na sua estratégia. Você pode falar sozinho um texto predeterminado ou chamar outras pessoas de sua confiança para gravarem um bate-papo sobre um tema relevante para a estratégia de marketing.
Landing Pages
Essencial se sua meta é captar leads ou contatos para sua equipe de vendas. Lembre-se que a landing deve ser rápida para o celular ou não vai funcionar. Outro ponto importante é que a Landing page deve ser simples e totalmente direcionada e personalizada para seus objetivos.
Conteúdo
Conteúdo em blog é uma boa forma de atrair tráfego orgânico e de engajar seu público-alvo para a sua estratégia. A desvantagem de gerar conteúdo é que posicionamento SEO é algo lento e talvez não seja rápido o bastante enquanto durar uma promoção ou venda de um estoque, mas pode ser útil para engajar seu público-alvo se associado com uma estratégia de disparo de email marketing.
SEO
Aliado do conteúdo mas se o seu site não tiver uma maturidade em termos de SEO vai ser muito lento para uma estratégia rápida. Neste caso prefira posicionamento pago no Google
Posicionamento Pago
Uma campanha de Google Ads pode ser cara em algumas situações mas é excelente para estratégias de marketing digital pois são flexíveis, rápidas e eficientes
Email Marketing
Aliado do conteúdo, um disparo de email marketing pode engajar rapidamente seu público fiel para alguma campanha que você fizer dentro da sua estratégia de marketing digital.
Claro, jamais use listas compras. Use somente emails de pessoas que interagiram com sua empresa.
Remarketing
O Remarketing também é uma maneira boa de engajar seu público. O problema é que como ele depende dos usuários que visitaram seu website recentemente, dependendo do tráfego por alcançar poucos usuários e obter pouca tração.
O Plano
Pronto, agora que você tem uma boa ideia do seu plano revise ele com cuidado. Lembre-se sempre de em cada passo do seu plano é importante que ele seja direto e coerente de forma direta com seu objetivo.
Objetivo, Objetivo e Objetivo
Um erro muito comum em estratégias de marketing digital é desviar do objetivo dele. Por exemplo se sua meta é trazer leads para sua equipe de vendas, você não deve fazer estratégias de branding para ser conhecido no meio. Fazer campanhas focando resposta direta, ou seja trazer leads pode parecer ser a mesma coisa que reconhecimento de marca mas em marketing digital são coisas absolutamente diferentes.
Conteúdo ainda é o rei
Outro ponto importante é o conteúdo: Para que sua estratégia funcione ela deve ter um bom conteúdo coerente com sua estratégia. O conteúdo pode estar em uma landing, em um blog, em emails de marketing ou até em um anúncio de texto. Ter um bom conteúdo não tem nada a ver com uma grande quantidade de conteúdo.
Redes Sociais não são obrigatórias
Outro erro comum na elaboração de estratégias de marketing digital é o uso de redes sociais como algo primário. Facebook, Instagram, TikTok e outras mídias sociais não devem necessariamente ser o canal primário de sua estratégia, mas podem ser somente canais de apoio.
Mobile deve ser sempre o foco
Outro ponto importante é focar em mobile. Não importa se você é B2B ou B2C, sempre considere que seus clientes estão em um celular pois isto será o gargalo de sua estratégia no digital.
Como já dissemos, é importante ter uma landing rápida e simples para as pessoas que estão no celular. Se você fizer uma boa estratégia para quem está no celular não precisa se preocupar com o desktop.
Junte tudo
Agora que você revisou, junte tudo!
Neste momento o ideal é que seu plano seja revisado mais uma vez, mas desta vez, por alguém com conhecimento em marketing digital para verificar se ele faz sentido e se não está faltando nada.
Lembre-se que o seu plano deve ter cada elemento discutido aqui como tema, personas, objetivos e canais que você pretende usar.
Neste ponto também é importante você determinar qual o seu orçamento mensal para o seu plano, principalmente se ele envolver canais pagos como estratégias de links patrocinados.
Pronto, agora é só colocar sua estratégia de marketing digital em prática.
Peça ajuda externa
É importante que você se sinta confortável e seguro com o seu plano. Se você acha que está entrando em um mundo novo e pode estar perdendo o seu tempo converse conosco! Teremos prazer em debater a sua estratégia de marketing digital com você.
Assim, caso queira conversar acesse o link abaixo e vamos conversar!
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