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Gestor de Tráfego: Estratégias Poderosas para Conquistar Leads

Ter um tráfego otimizado, que produza muitos leads e conversões de vendas na internet, é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? E é para isso que o gestor de tráfego serve, ele é responsável por aumentar essas frequências de acessos ao seu site ou em suas campanhas. Ou seja, ele cuida do tráfego na internet, o elemento vital de qualquer negócio online.

Para entender melhor, vamos usar um exemplo: imagine um mini mercado em que os produtos estão todos misturados, shampoo ao lado do macarrão, bebidas ao lado de produtos de limpeza, portanto, é bem provável que percam vendas com isso. Com um gerente para organizar e otimizar as prateleiras, eles devem aumentar as vendas.

O gestor de tráfego é um dos pilares de uma estratégia de marketing digital, tendo em vista que ele irá otimizar as visitas em seu site, aumentando as chances de haver mais vendas, engajamento do seu público-alvo e qualificando os leads nas redes sociais.

Por que é chamado de gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é um administrador de dados, otimização e criação, ele é chamado de gestor pois o trabalho que ele vai exercer é como se fosse o de um agente de trânsito, guiando seu lead para o ponto mais interessante, que é a venda. Um bom gestor de tráfego entende que seu papel é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Então, o gestor de tráfego atuará na linha de frente, sendo responsável por organizar quais estratégias e plataformas de anúncios pagos serão utilizadas, assim como a aplicação do orçamento e do tempo a ser dedicado para cada tarefa.

Sendo assim, ele irá gerir todas essas práticas e é por isso que sua função é chamada de gestor de tráfego. Entretanto, agências de marketing digital já incluem a aplicação dessas métricas em seus pacotes de serviços.

Quais são os tipos de gestor de tráfego?

Pessoas cuidando da gestão de negócios

É importante entender que existem dois fluxos: tráfego orgânico e pago. É frequente a contratação de um profissional para administrar o tráfego pago, que atua através de anúncios. Ou seja, quando uma campanha é criada, é necessário investir nela para que seja divulgada.

O investimento pode ser fixo ou variável, levando em consideração o número de cliques no anúncio, e a decisão é tomada de forma estratégica pelo gestor. O especialista optará por uma abordagem particular para formular a estratégia mais eficaz para o seu empreendimento.

A seguir, descubra os diferentes tipos de gestores e suas ferramentas mais utilizadas:

Gestão de Redes Sociais 

A gestão de mídias sociais requer uma abordagem integrada que não se limita apenas ao planejamento das publicações, mas também a criação do conteúdo e o monitoramento dos mesmos, verificando constantemente se há interações do público, como compartilhamentos, curtidas, comentários, etc.

Um gestor eficaz deve possuir o domínio sobre anúncios patrocinados e a habilidade de analisar dados. Além disso, deve entender qual a melhor plataforma, horário e formato para as publicações, a fim de otimizar o tráfego para o site, seja ele orgânico ou patrocinado. 

Gestor de tráfego para Instagram

Não há dúvidas que o Instagram tem ganhado espaço nos últimos tempos e é uma das plataformas mais acessadas, que continua se expandindo a cada dia. Por isso, tornou-se um ótimo canal para divulgação, consolidação de marca, vendas, conexão com o público, etc.

Um gestor de tráfego no Instagram explora todas as funções da plataforma e tudo o que ela pode fornecer também de forma gratuita, propagando conteúdos relevantes para pessoas que já estão familiarizadas com o seu negócio e para aquelas que possivelmente possam ter algum tipo de interesse.

O aplicativo também oferece métricas relevantes e de fácil compreensão, como taxa de engajamento, insights (informações), impressões e alcance.

Gestor de tráfego para Facebook Ads

O gestor de tráfego para Facebook Ads é responsável por gerir todos os recursos necessários para uma campanha patrocinada nessa rede social. Para obter resultados, ele precisa administrar o público-alvo, definir o orçamento a ser utilizado e as estratégias de engajamento. Aprender essas habilidades em cursos é essencial para um gestor de tráfego eficaz.

O gestor pode ajustar os links patrocinados no Facebook - que são anúncios pagos exibidos para os usuários com base em suas atividades e preferências online - de acordo com o “perfil” ou “comportamento do usuário”. Isso possibilita um alcance maior de pessoas, incluindo clientes em potencial, mesmo que naquele momento não estejam interessados em comprar determinado produto ou serviço.

Além disso, ao trabalhar com o Facebook Ads, as ações também são direcionadas para as outras redes sociais que fazem parte do mesmo grupo, como por exemplo o Instagram e Messenger.

Com a campanha já em andamento, o gestor monitora os resultados, avalia a eficácia do planejamento inicial e define as próximas etapas.

Gestor de tráfego Google Ads

O gestor de tráfego que trabalha com o Google Ads tem a expertise para aplicar as melhores técnicas para gerenciar o custo de uma campanha paga e destacar o anúncio da empresa no topo da página do Google.

Por meio da pesquisa por palavras-chave,relacionadas ao comportamento do usuário, o gestor de tráfego consegue estruturar campanhas baseadas nesses termos de pesquisa.

Além de direcionar campanhas para usuários em diferentes etapas do funil de vendas, seja para aqueles que estão prontos para concluir uma compra, ou estão considerando opções ou ainda não identificaram uma necessidade.

O gestor de tráfego também pode empregar táticas para incentivar outros tipos de conversões. Por exemplo, os links patrocinados podem ser ajustados para promover o engajamento com o conteúdo, a inscrição em uma newsletter ou a participação em uma webinar. Assim, mesmo aqueles que não possuem um e-commerce podem tirar proveito dessa estratégia, utilizando-a para atingir uma variedade de objetivos de marketing digital. 


Como um gestor de tráfego pode ajudar sua empresa?

Adquirir os serviços de um profissional especializado em gestão de tráfego pode gerar uma série de vantagens para sua empresa. Algumas delas são:

Reduz seus custos

Ao contar com a assistência de um gestor de tráfego pago, sua empresa pode obter economias significativas em suas campanhas de publicidade. Isso ocorre porque esse profissional compreende como direcionar o público-alvo de maneira precisa, o que significa que você evitará desperdiçar recursos em pessoas que não têm interesse em seus produtos ou serviços.

Toma decisões eficazes

O gestor de tráfego é especialista em analisar dados e utilizar essas informações para aprimorar suas campanhas. Ele pode identificar quais anúncios estão gerando os melhores resultados e quais devem ser descartados.

Coleta e análise de dados das campanhas para identificar padrões, oportunidades de aprimoramento e aspectos relevantes, embasando a tomada de decisões.

Planeja estratégias 

Elaboração de estratégias de publicidade online alinhadas aos objetivos e metas do negócio, identificando os canais mais adequados para alcançar seu público-alvo e estabelecendo orçamentos e prazos.

Cria relatórios 

Produção de relatórios periódicos sobre o desempenho das campanhas e compartilhamento dos resultados com os clientes ou com a equipe de marketing, a fim de manter todos informados sobre as conquistas e desafios enfrentados.

Otimiza suas campanhas

Quando falamos de otimização de campanhas, o que queremos é fazer com que as campanhas de links patrocinados sejam mais eficientes, o gestor de tráfego será o responsável por estudar e fazer as aplicações necessárias para que tragam mais tráfego.

As campanhas podem ser veiculadas através do Google Ads, Facebook Ads e Instagram, que seriam as principais plataformas. Dentre elas, o Google ainda possui ferramentas que complementam o serviço, como Google Analytics e o Tag Manager.

Para que essas ferramentas servem?

O Google Analytics é uma ferramenta que colhe dados dos seus apps e sites para que ele ofereça ideias para sua empresa, então ele deve fornecer informações como: quantas pessoas acessaram o site para comprar um determinado produto, ou então, rastrear se a compra foi concluída com sucesso.

Tudo isso ficará armazenado em um relatório que o próprio Analytics produz, portanto o gestor de tráfego fará o trabalho analítico para identificar pontos a melhorar, qual seria o melhor foco, entre outras necessidades.

Sendo assim, temos o Google Tag Manager, que é a ferramenta para aplicar otimizações ao site que ele está codificado, ou seja, você cria um código com o Google Tag Manager para o seu site, e por meio desse código, você consegue adicionar diversas métricas para acompanhar o que está acontecendo no seu site.

Com o Google Tag Manager você consegue criar uma espécie de painel de controle de tudo que está vinculado. Pois bem, é possível instalar o painel do Facebook Ads, do Google Ads e Analytics, tornando a análise de dados e o gerenciamento de suas campanhas de marketing muito mais eficientes e centralizadas.

Como citado a otimização das campanhas é uma das metas principais do gestor de tráfego, então vamos entender melhor como funciona isso, confira:

O papel do gestor de tráfego na melhoria das campanhas

Pessoas trabalhando com o computador

Segmenta o público-alvo

O gestor de tráfego possui habilidades para direcionar de forma eficaz o público-alvo, garantindo que a campanha alcance as pessoas adequadas. Dessa forma, sua empresa evita desperdiçar recursos em anúncios que não atingem o público correto.

Realiza testes A/B 

O gestor de tráfego realiza testes de A/B para determinar qual versão do anúncio apresenta melhores resultados. Esses testes podem envolver diferentes elementos, como títulos, imagens, chamadas para ação, entre outros, a fim de identificar qual combinação gera maior número de conversões.

Domina a análise de dados e métricas

O gestor de tráfego utiliza dados e métricas para avaliar o desempenho da campanha, identificando áreas que demandam melhorias. Por meio de ferramentas como o Google Analytics, ele acompanha o tráfego do site e analisa quais anúncios estão proporcionando resultados mais favoráveis em termos de conversões.

Preparado para potencializar o seu tráfego?

Entendeu como um gestor de tráfego pode ser fundamental para aumentar a eficiência das campanhas? Agora é hora de aplicar essas estratégias e otimizar seu negócio. Ficou interessado? Clique no botão abaixo e saiba mais!

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