6 Razões pelas quais você não deve ignorar o Google Analytics
Se você não sabe o que é Google Analytics e como ele pode ser benéfico para suas estratégias de Marketing Digital, você com certeza está perdendo várias oportunidades que podem ajudar muito o seu negócio. Fique sabendo que o Analytics pode te ajudar a conhecer o seu público e como ele se comporta no seu site.
Ficou interessado? Então continue lendo esse artigo, que você irá descobrir muito mais sobre essa ferramenta!
O que é o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que te permite monitorar dados e estatísticas do seu site ou aplicativo, para ajudar na hora de fazer diversos tipos de otimizações, inclusive em suas campanhas de Marketing Digital no Google Ads.
Ele coleta os dados a partir do código de acompanhamento que você instala no seu site ou aplicativo, e te apresenta informações de dados de acesso, comportamento e navegação, em forma de relatórios.
Dentro das estratégias de Marketing Digital, o Analytics é bem útil, pois ele te entrega análises bem completas, podendo auxiliar em uma tomada de decisão ou mesmo em algum teste que queira fazer.
Razões pela qual ele é importante
Por sua capacidade de fornecer análises ricas em informações e diagnósticos precisos, o Analytics contribui com o crescimento do seu negócio, pois com ele você consegue mensurar se suas estratégias estão funcionando. Além de ser gratuito, essa ferramenta pode te entregar várias métricas e te apresentar diversas vantagens.
1. Quem visitou o seu site
A ferramenta te possibilita ver qual a localização do seu público, qual navegador ele usou, qual o dispositivo que ele usou e o horário que ele visitou seu site.
2. Comportamento
Você consegue saber o que o usuário faz quando acessa o seu site, onde o usuário vai, por quanto tempo ele permanece e até mesmo a taxa de rejeição.
A taxa de rejeição confunde muita gente, pois esse dado não visa o tempo que o usuário passou no seu site, mas sim, ele visitar o seu site, acessar uma única página e sair sem interagir com nenhuma outra.
É de extrema importância que você prenda a atenção do visitante e faça com que ele sinta vontade de continuar consumindo seu site, visitando mais páginas e interagindo.
3. Fonte do tráfego
É possível saber de onde estão vindo os visitantes que acessam o seu site. Se veio organicamente, por link direto, rede social, e-mail, etc.
Essa utilidade serve para que consiga saber a fonte do tráfego do seu site, permitindo que você otimize e invista ainda mais nos canais que são relevantes.
4. Interação
Você consegue saber como o usuário interage com o conteúdo do seu site. Se ele clicou em algum link, acessou alguma página, dentre outras interações que o usuário possa fazer dentro do site.
É interessante que nessa parte você tenha em seu site algum call-to-action (CTA), para que chame a atenção dos visitantes e façam eles interagirem mais com o site.
5. Metas
Você pode atribuir metas que pretende que seu site alcance, e consegue monitorar quais as metas traçadas que foram atingidas.
6. Velocidade de carregamento
Mesmo que o Google tenha uma ferramenta específica para esse tipo de informação, que é o PageSpeed Insights, o Analytics ainda apresenta boa parte dos dados de velocidade do site.
Como ter acesso ao Google Analytics
O Google Analytics é gratuito, então a primeira coisa que você tem que fazer é acessar o site do Google Analytics e criar uma conta. E após todo esse primeiro cadastro de login, você será redirecionado para uma nova página, onde deverá clicar em “Inscreva-se”.
Depois você irá para uma página onde deverá colocar todas as informações do seu site para conseguir gerar o código de acompanhamento Com o código em mãos, você terá que instala-lo em seu site.
Nessa parte, você pode pedir para um desenvolvedor copiar e colar o código Javascript que a Google indicou.
Uma outra opção é que esse código pode ser instalado também pelo Google Tag Manager, mas nesse caso, requer alguns conhecimentos mais técnicos.
E agora que o código foi instalado, vá até o seu Google Analytics, clique na aba “Relatórios”, no menu, e comece a acompanhar os dados.
Vale lembrar que o Google pode demorar de 12 a 24 horas para começar a te entregar as informações.
E com isso, você está pronto para usar o Google Analytics. Conseguirá mensurar e melhorar os resultados do seu site, aplicativo, campanha do Google Ads, e muito mais!
E você, está esperando o que para instalar o Analytics aí agora mesmo?
Se quiser saber mais sobre Google Analytics, Google Ads ou qualquer coisa de Marketing Digital, entre em contato com a Gravity!
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