7 dicas para o desenvolvimento de uma landing page bem sucedida
Na tradução “página de aterrissagem" as landing pages são parte da estratégia de marketing de muitas empresas hoje, conhecidas como páginas de captação de leads, elas tem objetivo de aumentar o número de contatos que uma empresa recebe.
Mas você sabe o que precisa para ter uma boa landing page?
Neste artigo vou explicar como desenvolver uma boa landing page, o que você pode ou o que jamais deve colocar na sua página, além de dicas como onde você consegue desenvolver a sua, quais gatilhos mentais que aumentam a conversão e quais são as funcionalidades que melhoram o desempenho da sua página.
O que é uma landing page?
Landing pages, também conhecidas como páginas de destino, são páginas desenvolvidas para oferecer um produto ou serviço ao usuário. Sua diferença para um site é que a landing é mais focada em um assunto. Um exemplo de landing page é uma empresa que pode ter uma página exclusiva no mês das mulheres para divulgar uma promoção de spa day com descontos ou uma empresa que vende softwares pode ter uma landing que está sempre ativa e seu objetivo é oferecer um e-book sobre as funcionalidades do sistema.
Independentemente do serviço ou produto, estas páginas fazem parte das estratégias de marketing digital e tem como foco a geração de leads.
Sendo que esses leads que você já sabe que possuem interesse no que você oferece, já que eles estavam na sua página, te forneceram as informações de contato e que agora serão trabalhados em novas estratégias de vendas.
Mas por que ter uma landing é considerada uma boa estratégia?
Uma landing page é considerada uma boa estratégia, pois o foco desta página é a captação de dados dos usuários que têm interesse nos produtos que você vende.
Por ser uma página de captação de informações, quando você desenvolve uma landing na sua estratégia, precisa conter como o usuário vai deixar os dados, quais serão as formas de contato com a sua empresa e, com isso, quais informações você deve pedir para esse usuário para que retorne o contato com ele e dê sequência no processo de vendas, guiando ele de acordo com o seu funil de vendas.
Então, por exemplo, para uma empresa que vende um serviço de instalação de ar condicionado, essa empresa pode pedir nome, e-mail, telefone e região da instalação para que envie um orçamento para o lead interessado em contratar os serviços.
Depois que a empresa tem esses dados, ela segue com o processo de vendas que considerar mais efetivo, que pode ser, por exemplo, envio de e-mail marketing ou venda consultiva através de contato telefônico.
Então, o que torna a landing uma página boa para a estratégia de marketing digital é a possibilidade de ter dados de usuários interessados no seu produto ou serviço, ter uma página com foco em apenas um assunto, criação de campanhas específicas para um segmento do negócio e ser uma página com altas taxas de conversão.
O que não pode faltar em uma landing page
Agora que você conhece os benefícios de uma landing page na sua estratégia de marketing digital, aqui vão algumas dicas do que não pode faltar se você quer ter uma página de sucesso:
1. Conteúdo
A sua página deve ter um conteúdo claro e objetivo, nada de ficar enchendo o usuário com informações que não são necessárias, que deixam a sua landing extensa e confusa.
No título e subtítulo deixe explícito quais são os benefícios que o usuário vai ter ao adquirir o produto ou serviço que você vende. Nesse momento, é importante atingir exatamente a dor do seu público-alvo e, para isso, é necessário que você saiba quem você vai atingir com essa landing page.
Não deixe de esclarecer como ele vai receber esse benefício. Claro que as formas de solução entram de acordo com o que você oferece, mas vale deixar claro.
Lembrando que o conteúdo não pode gerar dúvidas, e o seu objetivo é deixar o usuário com altas expectativas sobre o que vai oferecer.
Então, por exemplo, se você vende um curso de inglês para negócios, o seu título poderia ser “Alcance as melhores vagas do mercado” e, no subtítulo, poderia ser “Curso de inglês para negócios em até 12x”. Veja que o subtítulo contém inclusive a principal palavra-chave do seu serviço.
Uma boa estratégia de conteúdo pode conter gatilhos mentais em forma de texto para deixar o seu conteúdo mais persuasivo. Alguns exemplos são o gatilho da escassez, que ressalta que o seu produto está acabando e, se o usuário não agir de forma rápida, vai ficar sem, a prova social, onde você mostra outras pessoas que já adquiriram o produto ou serviço e agora elogiam e indicam as qualidades. Um bom exemplo também é o gatilho da autoridade, mostre para os usuários o quanto você tem autoridade naquilo que oferta.
2. Imagens
Aposte em imagens claras, elas devem sempre remeter ao seu público-alvo, por exemplo, se você vende um serviço para idosos, deve colocar imagens que representem idosos. Boas imagens também são aquelas que refletem o seu benefício, o que o usuário pode esperar daquilo que você oferece. Ainda no exemplo de idosos, se você oferece serviços de fisioterapia, deve colocar imagem dos mesmos na clínica, praticando atividades físicas.
3. Técnicas de SEO
Uma boa landing page deve contar com estratégias de otimização em SEO, isso melhora o posicionamento da sua página na pesquisa orgânica do Google, o que pode trazer usuários.
Algumas técnicas de SEO para otimizar a sua página são, por exemplo, ter uma URL simples e amigável; conteúdo interno original e de boa qualidade; ter um site responsivo, que se adapte bem a diferentes dispositivos, como celular, tablet e desktop; ter uma boa usabilidade, ou seja, promover uma boa experiência para os usuários que navegam na sua página, são algumas das técnicas que melhoram o posicionamento da sua landing page no google.
4. Identidade visual alinhada
A sua landing page precisa estar alinhada com a identidade visual do seu negócio, assim o usuário pode identificar a sua marca.
Lembrando que uma página boa é aquela que traz conversões, ou seja, tem que ser bonita aos olhos do usuário, mas também tem que trazer leads qualificados. Então vale ficar muito atento aos layouts que melhoram a sua taxa de conversão e nunca fazer mudanças sem testes a/b antes.
5. Teste A/B
No tópico anterior, eu citei os teste a/b, mas afinal, o que são eles e por que de sua importância?
Testes a/b medem o quanto uma mudança pode fazer a sua landing desempenhar melhor ou pior, por exemplo, um teste a/b pode ser aplicado para avaliar o texto de um botão de contato na sua página.
Esses testes permitem que as mudanças feitas na landing page sejam pautadas por dados concretos, e garantem que cada alteração feita não irá prejudicar o desempenho da sua página. E, nem sempre, o visual mais bonito aos olhos de quem desenvolve a página, é o que mais traz conversões aos usuários.
6. CTA atrativo
Call-to-action, traduzido ao pé da letra chamada para ação, são os botões que você tem na sua página. Se a landing é uma página que tem o objetivo de altas conversões, não pode faltar nela CTAs atrativos.
Então, para seu CTA, use verbos de ação que incentivem o público como, por exemplo, "inscreva-se", "baixe agora!" e "entre em contato". Outra opção de CTA são os que aguçam a curiosidade que o seu público tem sobre o que você está ofertando, se é algo referente ao preço, você pode utilizar "Saiba o preço", se é um e-book sobre vendas "saiba como vender mais". A dica é apostar em atingir a dor que você sabe que o seu público tem.
7. Formas de contato
Qual é a melhor forma de contato para deixar em uma landing: WhatsApp, telefone ou formulário? Todas!
Isso mesmo, todas as formas de contato são importantes em uma landing page, assim você não limita os usuários e aumenta o número de conversões da sua página.
Para envio de formulários, vale ressaltar uma dica importante:
Inclua apenas as perguntas realmente importantes no seu formulário, não deixe ele muito extenso e cansativo, mas não deixe perguntas essenciais de fora. Saiba as perguntas certas para você avaliar se aquele lead é qualificado ou não.Para contatos via Whatsapp, a dica é:
Responda esse lead o mais rápido possível, não deixe ele esperar, pois isso dá a ele tempo de pesquisar na concorrência e talvez uma outra empresa dê esse atendimento mais ágil. Então tenha uma equipe de vendas bem alinhada para que o contato com quem vem da sua landing seja rápido e preciso.
Para aqueles que optam pelo contato por telefone:
É importante estar preparado com o máximo de informações que você tem sobre aquele lead, tenha um script que te guie para não exceder o número de perguntas e nem perder tempo com informações irrelevantes, ou seja, tenha um objetivo claro e seja educado no tom de voz e forma de falar.
Em relação ao contato com os leads, é de grande importância fazer o uso de um CRM de vendas para os registros. O uso de um CRM auxilia no processo de vendas, tanto para controle dos responsáveis sobre os resultados, quanto para agilizar o andamento da equipe de vendas que encontra em um único sistema informações sobre os leads e histórico de contatos, por exemplo. Atualmente, há excelentes opções de CRM gratuitos na internet, por isso vale a pena investir em um e integrar com a sua landing page, para não deixar passar nenhuma oportunidade de venda.
Onde eu posso criar landing pages?
Esse tópico pode deixar muita gente apavorada, mas hoje já contamos com algumas opções de ferramentas que possibilitam a criação de landing pages incríveis, sem a necessidade de conhecimentos avançados em desenvolvimento.
Algumas dessas ferramentas são: o Leadpages, com opções variadas de templates, a ferramenta é de uso fácil e te permite criar ótimas páginas; o WordPress é uma ferramenta muito conhecida e por isso o sistema conta com diversos conteúdos de auxílio na internet, mas a ferramenta também é uso fácil e outra opção é o Hubspot, onde já no plano gratuito da ferramenta é possível desenvolver landing pages.
Criei a minha landing, agora quais benefícios eu posso esperar?
Uma landing é uma página desenvolvida para gerar leads, por isso essa estratégia precisa estar alinhada a toda estratégia de marketing da empresa. Então uma boa página, com um bom processo de vendas e um serviço ou produto final de acordo com o que foi oferecido, trazem os bons resultados que foram almejados na estratégia de início.
Mas, dentre os benefícios de ter uma landing page bem estruturada, estão a alta taxa de conversão da página. Como já disse, uma landing page traz leads mais qualificados do que uma página na internet cheia de informações, pois ela segmenta uma parte do seu negócio.
Na landing, há a possibilidade de focar em um único produto ou serviço dentre os que a sua empresa possui, então quem chega até a sua página são pessoas engajadas, que estão pesquisando aquilo que a sua empresa oferece. Por exemplo, em uma clínica estética onde podemos encontrar diversos serviços, em um mês específico do ano, pode-se criar uma landing para divulgar uma promoção de depilação a laser, onde os usuários que pesquisarem no Google "depilação a laser", vão encontrar a página da clínica e podem se tornar clientes.
Para o checklist final, o que você não deve ter na sua landing?
Landing quase finalizada, hora de dar um check para ver se a página está realmente pronta para ser divulgada, então algumas dicas podem te ajudar nesse momento.
- Verifique a velocidade da sua página
- Certifique-se de que sua página está atrativa para o seu público-alvo
- Não encha a sua landing de informações. Seja claro e objetivo quanto a oferta e o que será entregue
- Mantenha a sua página com uma boa usabilidade, todos precisam conseguir converter na sua landing
- Certifique-se de que a sua landing contém diferentes formas de contato entre o cliente e você.
Estou com landing pronta, agora onde eu divulgo essa página?
Desenvolver uma boa landing page é só parte da estratégia, também é fundamental saber onde e como divulgar essa página.
Você pode divulgar sua landing, por exemplo, em anúncios pagos, podem ser no Google Ads. Ainda como no exemplo da clínica estética, ao pesquisarem no Google o serviço de depilação a laser, podem encontrar a sua página na pesquisa e ficarem interessados nos seus serviços.
O tráfego pago nas redes sociais também é uma forma de divulgação, com publicações segmentadas para atingir pessoas que se encaixam no seu perfil de público-alvo.
Uma estratégia de divulgação orgânica pode ser e-mail marketing, por exemplo, para a sua lista de clientes já cadastrada no seu CRM.
Mas um passo antes é saber qual é a origem principal do tráfego, para então decidir onde veicular sua landing. Conhecendo a origem do tráfego que tem, você pode apostar em uma estratégia para explorar de uma nova maneira os canais que ainda não trazem muito resultado e, de outra maneira, os canais que convertem mais facilmente.
Uma landing page pode ser divulgada em diferentes canais para cumprir o objetivo de divulgar sua oferta para muitos usuários.
Agora você já sabe tudo sobre uma landing page de sucesso e como atingir potenciais clientes!
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