Como se tornar um especialista em palavras-chave
Quando falamos de marketing digital, uma das estratégias mais importantes para atrair e segmentar seu público-alvo ideal é a escolha de cada palavra-chave.
Por isso é muito importante que você conheça bem seu público e suas dores, pois caso você cometa erros no processo de escolha de palavras-chave, seus resultados serão comprometidos tanto em campanhas de marketing no Google Ads quanto o SEO do seu site (SEO é a otimização do blog ou site para ficar bem posicionado no Google de maneira orgânica).
Mas caso você não saiba o que são palavras-chave ou como encontrar as melhores palavras para seu negócio, neste artigo explicarei tudo para você.
O que são palavras-chave?
As palavras-chave são termos que os usuários inserem nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo ou Bing. Através dessas palavras-chave (keywords em inglês), esses usuários escrevem nos buscadores suas dores ou dúvidas com objetivo de conseguir uma resposta para resolver seus problemas.
As palavras-chave também são muito utilizadas em redes sociais, as famosas hashtags. Elas são usadas em post no Instagram ou Twitter e facilitam que você e seu público se aproximem.
Por que as palavras-chave são importantes?
Para que seu público-alvo seja direcionado para seu site ou seu anúncio, o desenvolvimento dessa estratégia de marketing é indispensável. Quando você adiciona as palavras-chave certas em seu blog ou campanha, você facilita que os usuários encontrem serviços ou produtos que sua empresa oferece.
Na questão de SEO, o Google leva muito a sério a relevância. Portanto quem possui blog, site ou loja online, precisa ficar atento em relação à pesquisa de palavras-chave que seu público busca, pois assim, produzindo conteúdos que estejam de acordo com o que os usuários buscam na internet e melhorar o posicionamento do site, além disso, pode chegar a ficar nas primeiras páginas do Google.
Tipos de palavras-chave
Quando vamos montar nossa lista de palavras-chave, temos que levar em conta a intenção de busca por trás. Criar uma estratégia baseada na intenção de compra pode te ajudar a se diferenciar dos seus concorrentes.
Conforme o Semrush, existem quatro tipos de palavras-chave que podemos classificar as intenções de busca do usuário.
Palavra-chave informacional
É usado quando o usuário busca uma resposta para sua pergunta ou informações.
Apesar dessas palavras-chave terem menos intenção de compra, elas são ótimas para construir seu reconhecimento de marca, assim criando conteúdo informativo para seu público.
Exemplos:
- como fazer bolo
- calorias do brigadeiro
- quando é dia das crianças
Palavra-chave de navegação
É usado quando o usuário faz uma pesquisa relacionado a um site ou local específico.
Geralmente são os usuários que já conhecem a empresa ou serviços e querem encontrar a página ou local físico exato. Esses termos de buscas são bem úteis para tráfego orgânico quando o site ou a marca são bem conhecidos.
Exemplos:
- Blog Gravity
Palavra-chave comercial
É quando o usuário tem interesse em algum serviço ou produto específicos.
Esses termos de pesquisa ocorrem quando os usuários querem saber mais sobre determinados serviços ou produtos, assim buscando mais informações, comparações e procura de ofertas.
Como essas palavras-chave mostram a intenção de compra do usuário no momento ou para uma compra futura, elas te dão a oportunidade de alcançar seu público-alvo e assim tornar esse público um possível cliente.
Exemplos:
- kindle vs paperwhite
- sabores de pizza hut
- avaliações do Iphone 11
Palavra-chave transacional
É quando o usuário tem como objetivo realizar uma ação de compra iminente.
Por ser uma palavra-chave de fundo de funil de vendas, elas são excelentes para serem usadas em links patrocinados, site de compras ou páginas que tem alguma ação para ser realizada.
Essas pesquisas acontecem quando o usuário já tem todas as informações e está decidido em fazer uma compra ou uma ação específica.
Exemplos:
- Comprar Ipad
- Apartamento à venda
- Alugar chácara
Também temos as palavras-chave head tail e long tail.
Head tail: são palavras mais genéricas e amplas, sendo as que têm mais volume de pesquisa, porém muito concorrida e trabalhoso em posicionar.
Exemplo: Kindle
Long tail: são palavras mais específicas, possuindo menos volume de busca e menos competitividade.
Exemplo: kindle paperwhite 32gb
Ferramentas para pesquisa de palavras-chave
Para podermos montar uma lista de palavras-chave relevante para seu negócio, podemos utilizar ajuda de algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Google Keyword Planner
Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave) é uma ferramenta gratuita do Google Ads que ajuda a encontrar termos de pesquisa para a criação de campanhas. Ela disponibiliza previsões de volumes de busca mensal, concorrência e melhores lances para definir seu orçamento.
Google trends
Com o Google Trends você consegue acompanhar o crescimento de números de busca realizadas por um determinado assunto ou palavras-chave. Além de mapear alguns termos referentes a palavra-chave pesquisada, exibe também o nível de interesse do usuário em cada região do país.
Semrush
O Semrush é uma ferramenta paga que é ótimo para monitorar a concorrência e criar estratégias eficientes de marketing. Além de disponibilizar pesquisa de palavras-chave, também tem disponível SEO (otimização para mecanismos de pesquisa), análise competitiva, mídia social, relações públicas, entre outros.
KeyWord Tool
A Keyword Tool é uma ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave com mais de 750 sugestões de termos voltada para criação de marketing de conteúdo. Pela ferramenta é possível escolher visualizar os resultados do Youtube, Bing, Twitter, Ebay, Google entre outros.
Grande dica da Gravity
Agora vou te passar uma top dica para você criar uma lista de palavras-chave para cada etapa do funil e criar campanhas no Google Ads.
No topo de funil temos dois níveis:
A primeira sendo a atração, onde o usuário ainda não tem consciência do seu problema, então por ele ainda não saber qual é a sua dor, ele não estará na rede de pesquisa do Google, por isso temos que usar outros meios para despertá-lo, assim usando outros meios de tráfego, com Youtube, Instagram e Facebook.
O segundo nível é o entendimento, é quando ele toma consciência que está com algum problema e agora irá buscar informações para entender como resolver.
Os usuários no topo do funil geralmente pesquisam termos como, o que é, como aprender, o que significa, sendo palavras superficiais nas buscas.
No meio do funil o usuário já está consciente do seu problema e já sabe quais seriam suas soluções, então ela começa a comparar serviços ou produtos que resolveram seu problema.
Os usuários no meio do funil geralmente pesquisam termos como, curso de, loja de, produto X vs produto Y, etc.
No fundo de funil o usuário já está no processo de decisão, então ela já sabe qual produto ou serviço que irá resolver seu problema, sendo assim, procura pelo nome do produto ou nome da empresa.
Os usuários no fundo do funil geralmente pesquisam pelo próprio nome do produto como, tênis masculino reebok, comprar iphone 11, polaroid mini à venda, etc.
Para ficar um pouco mais claro, segue dois exemplos de escolha de palavras-chave para a campanha Google Ads.
Exemplo 1: Compra de tênis
Imagine que você está fazendo uma campanha no Google Ads para uma loja de tênis e uns dos produtos que você quer anunciar é um tênis de corrida da Nike revolution 5.
Você pode adicionar palavras-chave de fundo de funil como preço Nike revolution 5 para captar seu público-alvo bem no momento que eles estão na sua decisão de compra, mas você também pode utilizar palavras-chave de meio de funil como Nike ou Reebok, assim captando ele na hora que está em dúvida e as de topo de funil como tênis de corrida, assim impactando seu possível cliente desde o início da sua procura.
Conforme a imagem abaixo, podemos visualizar um exemplo de funil de palavras-chave de compra de tênis:
Além disso, como você tem o controle de quanto quer pagar por cada palavra-chave, você pode pagar um CPC (custo por clique) mais alto para palavras-chave de fundo de funil e mais baixo para o de meio e topo de funil.
Como no exemplo abaixo de uma compra de tênis, podemos pagar pela palavra de fundo de funil Preço Nike revolution 5 um CPC de R$ 1,00 (decisão de compra), para a do meio do funil Nike ou Reebok um CPC de R$ 0,50 (comparação de produtos) e a de topo de funil Tênis de corrida um CPC de R$ 0,25 (início da procura). Com isso, pagando mais pelas palavras que têm mais chance de converter e ao mesmo tempo captando seu lead desde o início.
Fase do Funil |
Palavra-Chave |
CPC |
Topo de Funil |
Tênis de corrida |
R$ 0,30 |
Meio de Funil |
Nike ou Reebok |
R$ 0,60 |
Fundo de Funil |
Preço Nike revolution 5 |
R$ 1,20 |
Exemplo 2: Assistência técnica de celular
Podemos também usar como exemplo uma loja de assistência técnica, que quer anunciar seus serviços de assistência para celular no Brooklin.
Sendo assim, na campanha deve ser adicionada palavras-chave de fundo de funil como Assistência samsung no Brooklin, com isso captando o usuário bem no momento que ele está na procura do seu serviço. Você também pode utilizar palavras-chave de meio de funil como Como consertar celular, assim captando ele na hora que ele está procurando soluções para seu problema e as de topo de funil como Celular não liga, dessa forma atraindo desde o início que seu problema começou.
Na imagem abaixo podemos visualizar um exemplo de funil de palavras-chave para o serviço de assistência de celular.
Apesar das palavras-chave de fundo de funil serem as que obtêm mais leads qualificados, elas não tem um grande volume de pesquisa, então para o orçamento não seja gasto todo nas palavras de topo e meio de funil, usamos o CPC para controlar o gasto nelas, assim pagando mais nas de fundo de funil e menos nas de topo e médio como mostra no exemplo abaixo:
Fase do Funil |
Palavra-Chave |
CPC |
Topo de Funil |
Celular não liga |
R$ 0,25 |
Meio de Funil |
Como consertar celular |
R$ 0,50 |
Fundo de Funil |
Assistência samsung no Brooklin |
R$ 1,00 |
Agora você já sabe que tanto no tráfego orgânico quanto no tráfego pago é essencial a escolha certa de palavras-chave para usar no seu conteúdo ou em seus anúncios. Além de conhecer algumas ferramentas para fazer sua pesquisa de palavras-chave.
Como já falamos sobre, escolha bem seus termos de busca e examine bem outras palavras-chave relacionadas ao que seu público quer e então use em seus conteúdos tanto para o SEO do seu blog quanto para anúncios pagos, pois as palavras-chave podem ser o sucesso do seu negócio mas também podem arruiná-los se não selecioná-las bem.
Ainda está com dúvida sobre palavras-chave? Não sabe como usá-las no seu SEO ou em seus anúncios patrocinados? Entre em contato com a Gravity!
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