Público-alvo e persona: Entenda as diferenças
Ter bons produtos e orçamento para investir não basta para que sua empresa tenha sucesso nas suas ações de marketing. É fundamental conhecer bem quem serão as pessoas mais impactadas pelas suas campanhas. Ter o conhecimento de quem são essas pessoas que integram a audiência, suas características e interesses é essencial para que sua empresa possa falar o que elas procuram.
Para alcançar isso, existem dois conceitos que devem ficar bem evidentes na sua empresa e serem analisados com muito cuidado, para que seu negócio possa aproveitar o máximo de seus benefícios e esses seriam: público-alvo e persona.
Quer saber mais sobre eles? Continue lendo!
O que é Público-Alvo?
O público-alvo é uma quantidade de pessoas, uma parcela da sociedade para a qual uma empresa ou negócio direciona os seus produtos, serviços e, por consequência, as suas ações de campanha de marketing.
Para compor as informações e definir seu público-alvo é preciso conhecer alguns dados socioeconômicos, demográficos e comportamentais como:
- Gênero;
- Localização;
- Estado civil;
- Classe social;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Idade;
- Hábitos de consumo;
Onde obter essas informações para definir o público-alvo?
Há algumas formas onde você pode obter as informações que precisa para mapear seu público-alvo.
Mas sempre tenha cuidado, pois nem todas as pessoas que interagem com a sua marca, serão necessariamente seu público. Seu público-alvo serão aquelas pessoas que precisam da sua solução e veem verdadeiro valor nela.
Algumas formas de reunir essas informações podem ser através de:
- Conversas com clientes;
Melhor forma de conseguir informações para mapear seu público. Usar formulários com perguntas estratégicas ou fazer entrevista.
- Redes sociais;
Usar ferramentas analíticas das redes sociais para coletar dados estratégicos sobre seus seguidores.
- Google Analytics;
Ótimo para reunir detalhes demográficos sobre seu público e seus interesses.
É importante observar que nem todos esses detalhes são relevantes para fins de segmentação, dependendo do seu produto ou serviço. O objetivo final é criar uma base de clientes ideal e aproveitá-la para dar suporte a pesquisas e táticas futuras.
Exemplo de público-alvo:
- Mulheres, entre 19 e 50 anos, residentes em São Paulo, com formação superior, classe B e C, têm renda mensal entre R$3 mil e R$5 mil, apaixonadas por moda.
- Homens, entre 20 e 35 anos, residentes em Minas Gerais, com formação superior completa, classe B, com renda mensal acima de 3 salários mínimos, que preferem compras em lojas físicas e são fãs de motos.
O que é Persona?
Se o público-alvo é um grupo de pessoas com características semelhantes, que possui uma definição mais ampla, podemos dizer que a persona é um pouco mais específica.
Persona ou buyer persona são a personificação do seu público, seu consumidor chave. Ele é o cliente ideal para sua empresa, construída com base em pessoas reais.
Ao contrário do público-alvo, para definir papéis, não basta considerar apenas dados demográficos e socioeconômicos. É necessário fazer um trabalho mais detalhista de pesquisa para entender as características psicológicas e comportamentais.
Um exemplo para criar uma persona, temos que utilizar algumas informações que serão:
- nome fictício;
- cargo;
- estilo de vida;
- hábitos de compra;
- hobbies;
- idade;
- sonhos e desejos;
- crenças e valores;
- frustrações;
- tecnologias que mais utilizadas
- redes sociais preferidas;
Qual a importância da persona?
Primeiramente a persona pode ajudar a empresa a conhecer profundamente seu público ideal. É importante para que se possa indicar as melhores soluções e implementar mais eficientemente as estratégias de marketing.
Além do mais, no caso do Marketing de Conteúdo, a persona será base primordial para a empresa criar conteúdo relevante para seu público.
Exemplos de personas:
- Valentina, 26 anos, é blogueira e solteira. Mora em São Paulo. Formada em Marketing, tem um blog e posta dicas de roupas e maquiagem. Sempre acompanha eventos de moda. No seu dia a dia gosta de ir ao parque e frequenta a academia.
- John, 30 anos, empresário e pai de 2 filhos. Tem uma empresa de médio porte, fatura R$10 milhões por ano. Gosta de comprar para a esposa joias e artigos caros. Quer passar mais tempo com a família.
Mas afinal, qual é a diferença entre elas?
Como podemos ver, os dois conceitos se diferenciam em que, enquanto o público-alvo consiste em obter informações mais gerais sobre seus clientes ou possíveis clientes e atingir um pedaço mais massivo da sociedade, já a persona utiliza um detalhamento mais profundo no qual a abordagem é mais específica para um grupo, tornando a empresa cada vez mais humanizada.
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