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6 dicas para criar uma estratégia de SEO local para seu negócio

O ambiente online está em constante mudança, e para que sua empresa seja notada nos resultados de busca, é essencial adaptar-se e implementar estratégias inovadoras de marketing digital. Entre elas, destaca-se o SEO local, uma tática eficiente que ajuda pequenos negócios a melhorarem sua visibilidade na região em que estão localizados. 

Com um planejamento adequado, é possível superar a concorrência e destacar sua marca nos resultados de buscas na web. Nesse artigo, vamos compartilhar 6 dicas sobre como executar uma estratégia de SEO local eficaz.

SEO Local: Descubra as estratégias infalíveis para potencializar seu negócio 

Então, o que é SEO local e quais são as estratégias? Confira essas 6 dicas indispensáveis e transforme sua abordagem para conquistar resultados incríveis. 

O que é SEO Local?

pessoa usa uma barra de pesquisa

O SEO local se refere ao conjunto de técnicas direcionadas a otimizar a presença online de uma empresa ou negócio, com foco em pesquisas relevantes associadas a uma região específica. Essa estratégia, basicamente, é a aplicação dos métodos de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO), mas focado na localização.

O objetivo principal é que um negócio ou serviço seja facilmente encontrado em plataformas de busca,como o Google, quando um usuário pesquisa por produtos ou serviços relacionados e que estão geograficamente próximos ou dentro de um determinado local. Isso pode ser, por exemplo, quando termos como "perto de mim" ou "em São Paulo" são adicionados na consulta de busca.

Além disso, com a popularização dos smartphones, o SEO local ganhou mais relevância devido ao crescimento exponencial das pesquisas via mobile. Nestas condições, o Google, por exemplo, identifica automaticamente a localização do usuário e mostra resultados pertinentes à essa área.

Assim, o SEO local destaca-se como uma poderosa estratégia digital que democratiza a visibilidade online. Nesse cenário, pequenos empreendedores ou negócios locais podem competir de igual para igual com grandes empresas, alcançando melhores posições nos resultados de busca com investimentos relativamente baixos. Isso mesmo quando buscam destaque em um setor dominado por grandes corporações.

Agora que você sabe um pouco mais sobre SEO local, veja as dicas abaixo:

1. Google Meu Negócio 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite construir um perfil para o seu negócio, visando uma melhor posição nas buscas locais. Para estabelecer o seu perfil, siga as orientações a seguir:

  • Adicione o seu endereço;
  • Determine o seu local;
  • Escolha uma categoria para o seu negócio;
  • Informe seus contatos (telefone, site, redes sociais, e-mail);
  • Verifique sua listagem.

Sua empresa será exibida em qualquer dispositivo, incluindo o Google Maps. Ao configurar a sua empresa no Google Meu Negócio, informações essenciais ficam disponíveis para os usuários, como: localização, horário de atendimento, telefone, site, entre outros.

Nesse perfil também consta a classificação da sua empresa, que é a área onde seus clientes podem deixar uma avaliação, compartilhando suas experiências com os seus produtos ou serviços. 

2.Experiência mobile 

Como mencionamos anteriormente, as pesquisas via mobile são essenciais para o SEO local se destacar, já que hoje em dia, um celular é praticamente uma extensão da mão de cada pessoa. É por meio desse dispositivo que as pessoas realizam buscas e até compras de produtos e serviços de seu interesse. 

Diante desse cenário, é fundamental que o seu site esteja otimizado para oferecer uma navegação eficiente em qualquer dispositivo móvel. O objetivo principal é conectar sua empresa a potenciais clientes nas proximidades. Portanto, possuir um site responsivo, que facilite a interação do usuário e proporcione a ele informações significativas de forma simples, é crucial para o sucesso da sua estratégia. 

3. Pesquisa de palavras-chave 

Em muitos casos, detalhes fundamentais para a eficácia do plano de marketing online são negligenciados. Um exemplo é a seleção apropriada de palavras-chave, realizada através de uma pesquisa de palavras-chave, que pode ser o fator determinante para o êxito ou fracasso da sua campanha.

As palavras-chave funcionam como uma porta de entrada ao seu empreendimento. Ao selecionar palavras-chave com alto volume de buscas entre seus potenciais clientes, possibilita seus anúncios de aparecerem para um público bem segmentado e que se encaixa no perfil desejado, aumentando a probabilidade de conversões. 

Se a escolha de palavras-chave não for precisa, o objetivo principal não será alcançado, por maior que seja o orçamento. Sendo assim, é importante dar uma atenção especial ao aplicar essa estratégia. Por isso, avalie as palavras-chave e produtos mais relevantes para o seu negócio. 

4. Otimize as imagens

A otimização de imagens é um passo fundamental para aprimorar os resultados do SEO local. Essa atividade visa aumentar o tráfego através da ferramenta de pesquisa de imagens do Google.

Essas buscas, que envolvem locais, imagens e vídeos, são chamadas de buscas verticais. Quando as imagens são consideradas relevantes, elas podem surgir nos resultados de maneira orgânica. Por exemplo, se alguém procurar no Google por um famoso ponto turístico, como a Torre Eiffel, é provável que apareçam várias fotos relacionadas e o link para continuar a pesquisa apenas de imagens. 

Sendo assim, é fundamental deixar claro ao Google o tema da imagem e ficar atento ao contexto que ela está sendo exibida. Para que a imagem tenha destaque, é essencial que esteja em um site cujo tema seja coerente com o conteúdo.

5. Avaliação de clientes 

Os comentários dos clientes, encontrados em redes sociais ou no Google Meu Negócio, são um recurso precioso para os potenciais consumidores avaliarem o seu serviço. A resposta de forma profissional a essas avaliações é fundamental na manutenção de um bom relacionamento com os clientes e na otimização do SEO local.

Além disso, responder a todos os feedbacks, seja para reforçar os aspectos positivos do seu trabalho ou para reconhecer e trabalhar em melhorias a partir das críticas, é um processo essencial. Lembre-se, a maioria dos consumidores confia nas avaliações online, ou seja, a forma como você lida com elas faz toda a diferença na percepção de futuros clientes.

Dessa forma, incentivar seus clientes a compartilhar suas experiências é uma estratégia importante para manter um alto nível de satisfação e garantir uma representação positiva do seu serviço através das avaliações.

6. Link Building

Link Building é a arte de conectar seu conteúdo com outros sites e materiais relevantes, essencial para resultados orgânicos locais.

A aquisição de backlinks (links que direcionam para o seu site a partir de outros sites, aumentando sua autoridade e visibilidade nos mecanismos de busca) pode ser alcançada através de conteúdos valiosos, como guias e publicação de artigos em outros sites, popularmente conhecido como guest posts. Essas ações atraem tráfego de alta qualidade e validam sua autoridade digital para o Google.

Guest posts são uma estratégia que promove a divulgação do seu conteúdo em plataformas de terceiros, aumentando sua relevância para os mecanismos de busca.

Para obter backlinks, é benéfico focar na localidade. Por exemplo, um restaurante local pode se aliar a um blog de gastronomia regional bem conhecido para publicar um artigo como convidado, aumentando assim sua visibilidade nas buscas locais.

Monitore os resultados 

pessoas de negócio com seo

A importância de desenvolver e fazer SEO local como parte de sua estratégia de marketing digital, acompanhando o progresso, é necessária para ampliar a visibilidade e o tráfego. No entanto, todo trabalho será em vão se a avaliação dos resultados não for realizada. Ao analisar, tenha em mente que os resultados podem levar algum tempo até aparecer.

Para confirmar se as estratégias adotadas estão atingindo o público de maneira adequada, é necessário mensurar os resultados de forma precisa, por exemplo: 

  • Analise o tráfego orgânico: para saber se o objetivo do SEO em impulsionar as buscas orgânicas está surtindo efeito, esse é o principal indicador a ser considerado. Mas não analise apenas a quantidade de visitas, mas também a contribuição de cada palavra-chave para essas visitas;
  • Ver o engajamento do público com o conteúdo: conheça o período que os usuários passam na página, pois esse fator pode oferecer várias informações úteis, como se o visitante encontrou o que estava buscando ou se não gostou do site. 


Compreender cada fase no processo de desenvolvimento de uma estratégia de SEO local, que inclui também estratégia de marketing de conteúdo, é fundamental para garantir seu sucesso. 

Aplicar este método pode trazer impactos extremamente positivos para o seu empreendimento como um todo, favorecendo a divulgação e as vendas, e, quem sabe, fazendo da sua empresa um case a ser seguido na comunidade local.

Pronto para melhorar a sua estratégia de SEO local?

Conforme visto nesse artigo, abordamos as principais práticas para a criação de uma estratégia bem-sucedida de SEO local para obter ótimos resultados e aumentar a visibilidade do seu negócio nas pesquisas locais.

Um especialista em SEO local pode te auxiliar a executar essas práticas, proporcionando um desempenho superior para o seu negócio. Aproveite as dicas apresentadas e comece a trabalhar na sua estratégia de SEO local agora mesmo, superando os desafios que podem surgir ao longo do caminho.

Quer aprender mais sobre SEO local e se tornar cada vez mais relevante? Entre em contato conosco clicando no botão abaixo. 

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