5 benefícios do porquê usar UX
Impactar visualmente é a primeira regra de UX (User Experience), a tradução seria experiência do usuário, em que se pararmos para pensar é uma das coisas que mais importam e geram algo positivo ao cliente no marketing digital.
Nos tempos atuais, muitas plataformas pensam em UX para garantir algumas coisas, como manter o usuário entretido ali no seu app, site ou com produtos digitais ou físicos, ou então seja para gerar uma primeira impressão positiva, já que é este ponto que pode garantir uma vitória sobre a concorrência.
Então o UX acaba por ser muito importante para empresas de todos os portes, pensa como seria a quantidade de assinantes da Netflix se não fosse fácil e bonito de navegar pelas opções de filmes, ou então quantas pessoas iriam usar o Ifood para fazer pedidos, caso a navegação fosse complicada, ou com muitos processos para concluir o pedido.
Portanto, quando falamos de UX, devemos pensar em 2 pontos chaves para podermos melhorar a experiência do usuário, que é no visual daquilo que você está fazendo e o segundo ponto é a navegação e/ou quantidade de processos que precisa para concluir algo.
Então vamos entender o que é o UX design passo por passo. Confira:
O que é UX?
Don Norman diz que o UX é a experiência do usuário como um todo, desde a primeira visita, conhecendo seu site, ou loja física, até a finalização de um processo de compra, além disso, tem até mesmo a preocupação com a experiência de 'unboxing'. Ou seja, tudo que o cliente estiver vendo, experimentando e etc.
Mas quem é o Don Norman? Ele é o "pai do UX", ele percebeu e desenvolveu com sua equipe essa necessidade no mercado, no momento da criação da experiência, ele trabalhava na Apple. Don afirma que a experiência de adquirir um produto, causa excitação, ansiedade e expectativa, então um designer de UX deve pensar em todos os requisitos que integram isso.
Um exemplo de revolução em experiência de usuário é o Mercado Livre, primeiro eles revitalizaram o site, trazendo uma nova home page, além de uma identidade visual nova e ainda mudaram a logística para terem entregas rápidas.
Ou seja, o usuário do Mercado Livre tem a sua disposição, um site visualmente bonito e prático para encontrar os produtos que deseja, tal como uma experiência de compra, com a entrega, muito eficientes.
Desde as cores do seu visual, até algum processo de compra, o UX é fundamental para determinar a escolha de compra, estima-se que 47% das pessoas decidem em qual empresa comprar um produto ou serviço por meio da experiência de usuário, segundo a PwC.
Além dessa interação com o usuário que o UX proporciona e o que ele é de fato, há um elemento a mais que deve ser considerado, que é a tendência, o que seria isso? No momento, grandes marcas se repaginaram para um visual e uma experiência mais minimalista, criando uma tendência, sendo reproduzido por diversas marcas.
Como a cerveja Heineken, ela foi diminuindo cada vez mais seu logo, até que agora é apenas a estrela vermelha e o nome da marca, ou então a Nike que possuía o logo e o nome, agora há apenas o símbolo.
Áreas de UX
Saber qual a área do UX que você precisa trabalhar para agregar valor ao seu cliente é vital. Considerando que você conhece sua persona e sabe como trabalhar com esse público, vejamos quais são as áreas de UX:
- UX Research: é a área de UX que foca em pesquisas, para identificar comportamentos, necessidades e problemas dos clientes;
- UX writing: essa é a estratégia para desenvolver a experiência do usuário em partes escritas do que envolve seu produto ou serviço;
- UX developer: aqui no caso é uma pessoa que exerce duas funções, ela desenvolve a programação, além disso, faz o trabalho de designer em sites e apps;
- Information architect: o arquiteto da informação é o responsável por criar bancos de dados, somando o trabalho do UX research, você terá informações valiosas para produzir um ótimo UX design;
- Usability analyst: a função desse profissional é fazer com que os produtos ou serviços estejam interagindo bem e oferecendo uma experiência de qualidade ao seu usuário;
- Product Designer: este é o experiente da área, a pessoa que precisa ter conhecimentos em UI design (que é o desenvolvedor de interfaces, de sites e apps) e UX design, para gerir o projeto e garantir a boa performance.
Como usar o UX em sua empresa?
Digitalizar uma empresa nos tempos atuais se tornou cada vez mais necessário, então não dá para ficar sem essa atualização nos processos. Uma empresa que tem um produto ou serviço a oferecer, precisa de trabalhar uma boa experiência ao usuário.
Uma aplicação de UX precisa de atingir alguns pontos que definem como que se utiliza isso da melhor forma possível no marketing digital, estes pontos são:
- O primeiro ponto é o design, que é o momento de partida para pensar em como você quer que o seu cliente interaja, além da necessidade de ser bonito, precisa ser prático;
- Ser responsivo, este termo é para que o seu site, app ou etc, seja adaptável para aparelhos móveis, como celulares ou tablets;
- A velocidade de carregamento é um fator que deve ter muita atenção, quanto mais pesado em termos de dados o seu site, mais lento será para carregar, então comprima seus arquivos para garantir a fluidez da sua plataforma.
5 benefícios do UX
O UX vai mostrar para você como percorrer um caminho para satisfazer o seu cliente, por isso que existem 5 benefícios que justificam sua utilidade, confira:
- Aumento das conversões: logo de cara é o principal benefício, aumentar as vendas, afinal, se você garante uma boa experiência de compra, a chance de vender aumentam em muitas vezes;
- Tráfego orgânico: caso você esteja trabalhando com o tráfego orgânico em seu site, há muitas chances de aumentar a quantidade de visualizações pela parte visual do site, além disso, a Google mudou em 2020 seus parâmetros para que identifique boas experiências para indicar aos usuários;
- Permanência no site: tal como o tráfego orgânico, a permanência no site deve aumentar com esses fatores acima;
- Economia: com o UX research, você pode elaborar pesquisas e diagnosticar onde está a melhor experiência do usuário e pode criar estratégias para direcionar melhor os seus recursos, tendo uma boa economia, quem não quer isso, não é mesmo?
- Fidelidade: será mesmo que o cliente vai voltar só por causa de UX? A resposta é simples, analise por você mesmo, quando você tem uma boa experiência de compra ou de contratação, você volta no lugar caso precise novamente dos serviços, não é?
3 pontos que motivam a usar UX
Além dos benefícios que já citamos, ainda vou te passar mais 3 motivos para acreditar no UX, veja:
- Faça testes A/B: teste seu cliente, teste seu usuário, teste o curioso, teste tudo. Você vai ter dados que te assegurem de fazer um bom trabalho, o principal é entender o que o seu usuário quer. O teste a/b é um método de teste de design, em que se fazem duas versões de um site ou app e utiliza os dados de conversão para saber a mais aprovada entre elas;
- Reduzir riscos: depois de testar tanto as coisas durante a sua pesquisa, não há a menor dúvida que você vai conseguir reduzir muito os riscos de algum projeto que deseja implementar;
- Se destacar: quem oferece uma boa experiência, tem boas chances de se destacar, afinal, no mundo dos negócios o importante é ganhar do concorrente, não é?
Conclusão
Reduzir gastos, conhecer mais seu público-alvo, ter dados relevantes que te indicam um caminho a seguir e ainda garantir mais vendas, tem algum motivo para você não querer saber mais sobre UX ainda?
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