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Especialista em marketing digital - 30 sinais de que precisa de um

Muitas empresas, normalmente pequenas ou médias, preferem tocar o marketing digital por conta própria. Geralmente ou por falta de recursos ou por não acreditar que seja o momento certo no ciclo de vida de sua empresa. Neste artigo listamos e explicamos alguns motivos para você refletir se está ou não no momento de ter ajuda de um especialista para o seu marketing digital.

Assim destacamos os seguintes 30 sinais:

  • Você gosta de ter controle das coisas
  • Marketing é algo secundário para sua empresa
  • Você está vendendo para todo mundo
  • Você não consegue medir os seus resultados online
  • Muitas proposta enviadas mas poucas vendas
  • Sua marca tem anos mas ninguém nunca ouviu falar
  • Você não consegue usar tecnologias que escalam rápido
  • Seu site é antigo
  • Seu site não fica bem no celular
  • Seu concorrente tem uma bom especialista
  • Seu concorrente demonstra fartura
  • Ocupando muito do seu tempo
  • Ocupando pouco do seu tempo
  • A quantidade de leads é baixa
  • Sua empresa vive de indicações
  • Seu negócio é invisível online
  • Você não conhece sua audiência online
  • Falta de direção
  • Avaliações negativas de clientes
  • Você faz o mesmo método de venda que fazia faz 5 anos e acha que isso é bom
  • Sua empresa não consegue crescer
  • Sua empresa cresceu muito
  • Você não sabe se o que está acontecendo está dando certo
  • Suas ações possuem ROI baixo ou até negativo
  • Você quer crescer mas está sem recursos
  • Você acaba tendo um investimento de marketing baixo
  • Seus resultados começam a diminuir
  • O mercado está se tornando competitivo
  • Seu marketing é desconectado do seu time de vendas
  • As coisas simplesmente não funcionam
mulher carregando lâmpada

Você gosta de ter controle das coisas

Geralmente os empresários que gostam de tudo dentro da sua maneira resistem em contratar um especialista em marketing digital, geralmente por  medo de perder o controle das coisas. Isto obviamente não é uma boa ideia pois acaba afetando o desempenho das campanhas da empresa.

Marketing é algo secundário para sua empresa

Você sabe quais ações foram feitas de marketing digital no mês passado? Ou está pensando quais serão as ações no próximo mês? Se você não sabe responder agora pode ser que não marketing seja algo secundário para a sua empresa e isto pode estar afetando suas vendas.

Você está vendendo para todo mundo

Um sinal de que você está precisando de um especialista é que sua empresa não tem um público-alvo muito claro e acaba perdendo tempo tentando vender para um público que não é ideal. Um bom especialista consegue segmentar, engajar e atrair corretamente seu público.

Você não consegue medir os seus resultados online

Você sabe quantas vendas sua empresa gerou no mês passado pela internet? Ou qual foi a taxa de carrinhos abandonadas no caso de um e-commerce? Ou de canais vieram as vendas? Não saber responder estas perguntas pode ser perigoso para o seu negócio pois você poderia estar focando nestes canais e vendendo mais.

Muitas propostas enviadas, mas poucas vendas

Um sinal de que sua empresa necessita de ajuda é quando você começa a enviar muitas propostas mas os prospects acabam desaparecendo depois de verem o preço. Isto necessariamente não tem a ver com problemas de preço elevado, mas com o fato deles terem optado por um concorrente mais conhecido do que a sua empresa ou que está conseguindo engajar mais o seu público com estratégias que você simplesmente desconhece.

Sua marca tem anos mas ninguém nunca ouviu falar

Sua empresa tem muitos anos no mercado, mas quando você liga para alguém para se apresentar ou até mesmo para responder uma solicitação de proposta que havia recebido se depara com alguém que tem dificuldades de lembrar da empresa? Pode ser que sua marca seja pouco conhecida no mercado por falta de uma estratégia de reconhecimento de marca que poderia ajudar muito nas vendas.

Você não consegue usar tecnologias que escalam rápido

SEO, links patrocinados e inbound marketing são estratégias que tem escalado muito rápido para muitas empresas mas não tem funcionado com a sua?

passando a tocha para mulher

Talvez você precise de ajuda.

Seu site é antigo (e o conteúdo também)

Você acessa o website da sua empresa e acha o visual ou conteúdo fora da realidade atual? Seus clientes também acham o mesmo.

Seu site não fica bem no celular

Grande maioria das pessoas acessam os sites pelo celular e não pelo desktop. Se o seu site não é rápido nem tem um bom visual no celular você pode estar deixando de vender por conta disso.

Seu concorrente tem um bom especialista

Já resolveu sondar aquele seu concorrente principal? As estratégias dele são melhores do que a sua? É bem provável que ele tenha a ajuda de um especialista e você não.

Seu concorrente demonstra fartura

Você acessa o site do seu concorrente e vê um website vistoso? Tem mais engajamento nas redes sociais ou vê que ele tem uma equipe maior do que a sua.

Ocupando muito do seu tempo

Ações de marketing digital demandam muito do seu tempo ou do tempo da sua equipe, ainda mais se você não sabe o que está fazendo.

uma mulher cheia de ideias

Ocupando pouco do seu tempo

Se você não tem muito tempo acaba se dedicando pouco para ações de marketing digital, marketing digital não funciona sozinho e assim você acaba prejudicando as vendas de sua empresa.

A quantidade de leads é baixa

Você recebe poucos ou nenhum lead no seu site, isto significa que você está perdendo a oportunidade de conversar com muitas pessoas, que buscam no Google por exemplo, os produtos ou serviços que sua empresa oferece. O volume de pesquisas no Google tem crescido 10% a 15% por ano. Sua vendas tem crescido também?

Normalmente as empresas acabam vivendo de indicações, isto não é ruim mas poderiam também estar recebendo novos contatos do mercado por outros meios.

Sua empresa vive de indicações

Isto é um caso clássico de empresas que não se adequaram ao marketing digital, enquanto seus concorrentes estão abraçando novos clientes por marketing digital. Talvez sua empresa esteja inclusive prestando um melhor trabalho por conseguir sobreviver de indicações.

Seu negócio é invisível online

Sua empresa aparece somente quando buscando pelo nome dela, mas não aparece quando alguém busca pelos serviços que presta? Então sua empresa é invisível online.

Você não conhece sua audiência online

Quem visita seu website? Qual a faixa etária das pessoas que consomem seu produto pela internet? Quais os interesses estas pessoas têm em comum? Saber estas informações poderiam inclusive ajudar sua empresa no marketing offline

Falta de direção

Você não sabe o que fazer? Se sente inseguro em falar para sua audiência em redes sociais? Não sabe se faz SEO ou Google Ads? Você dá tiro para todos os lados.

Avaliações negativas de clientes

Sua empresa recebe avaliações negativas de clientes? Não sabe como reagir ou se sua empresa fosse mais conhecida se ocorreriam as avaliações.

Você faz o mesmo método de venda que fazia faz 5 anos e acha que isso é bom

Você ou sua equipe são todos experientes vendedores. Fazem isso por muito anos e acham que isto é uma vantagem. Mas então por qual motivo suas vendas estão caindo? Sua empresa pode estar usando estratégias antigas que um especialista em inbound marketing poderia ajudar a modernizar.

2 personagens com roupa social meditando, o cerébro e a lâmpada

Sua empresa não consegue crescer

O mercado está crescendo e sua empresa está estagnada faz algum tempo. Isto pode ser um sinal de que sua empresa não está fazendo a estratégia de marketing digital correta.

Sua empresa cresceu muito

Se sua empresa cresceu, pode que esteja na hora de dar novos passos. Por exemplo se sua empresa faz links patrocinados, pode ser que esteja na hora de fazer SEO profissional. Se faz email marketing pode ser hora de fazer inbound marketing.

mulher voando com capa de heroína

Você não sabe se o que está acontecendo está dando certo

Você até faz algo de marketing digital, mas não sabe se os resultados são assim mesmo ou se poderiam ser melhores.

Suas ações possuem ROI baixo ou até negativo

ROI é o retorno do seu investimento sobre marketing digital. Pode ser que você esteja tendo um ROI baixo que poderia ser melhor se fosse feito por um especialista.

Como calcular o ROI

O pessoal da Hubspot tem um artigo completo de como calcular o seu ROI aqui

Você quer crescer mas está sem recursos

Você queria estar contratando mais funcionários, mudando para um escritório maior ou investindo em novos equipamentos. Mas seus recursos nunca permitem.

Você acaba tendo um investimento de marketing baixo

Você acaba decidindo por um orçamento muito baixo para marketing digital, isto ocorre pois você não sabe qual seria o orçamento ideal para investir ou nunca tem recursos para investir mais.

Seus resultados começam a diminuir

Você vendia mais e mais fácil nos anos anteriores? O marketing digital no mundo tem se modernizado e está ajudando cada vez mais na venda das empresas por aí. Se sua vendas estão caindo pode ser que você esteja fazendo marketing digital de maneira incorreta.

O mercado está se tornando competitivo

Antes era só sua empresa e aquele concorrente que você sempre teve, mas agora toda semana surge o nome de uma empresa a mais.

mulher vendo que o queijo do prato dela foi roubado

Se o mercado está ficando mais competitivo, ele acaba se canibalizando e as vendas ficam mais difíceis.

Seu marketing é desconectado do seu time de vendas

Uma boa estratégia de inbound marketing pode conectar sua equipe de vendas diretamente com o seu marketing digital

Como montar uma estratégia de marketing digital?

Se você preferir ainda tocar por conta própria seu marketing digital por um tempo e deseja crescer, tente fazer um curso de marketing ou montar sua própria estratégia de marketing digital para a sua empresa.

homem com gravata ensinando através do slide

Montar uma estratégia de marketing digital envolve os seguintes passos de forma resumida:

  1. Tenha um bom título
  2. Escolha seus objetivos
  3. Defina suas personas
  4. Escolha os canais e campanhas como:
    1. influenciadores
    2. mídia social
    3. automação de marketing
    4. podcasts
    5. landing pages
    6. marketing de conteúdo
    7. SEO
    8. posicionamento pago
    9. email marketing
    10. remarketing
  5. Monte o plano

Para ver o artigo completo de como montar uma estratégia de marketing digital acesse o nosso artigo:

Faça sua estratégia de marketing digital em 24 horas

Buscando ajuda

Se decidir buscar ajuda, entenda primeiro o que podem fazer pela sua empresa.

dois personagens tiveram uma ideia

O que um assistente de marketing digital faz pela sua empresa?

um bom assistente de marketing digital pode ajudar sua empresa de várias maneiras, incluindo:

  • Fazer você entender melhor sua audiência online;
  • Identificar lacunas nas suas estratégias de marketing;
  • Focar nos canais que dão mais retorno para o modelo de negócios de sua empresa;
  • Dar conselhos práticos e oferecer cases de soluções que funcionam;
  • Ajudar em estratégias, reconhecimento de marca, obter leads qualificados e usar corretamente mídias sociais;
  • Encontrar oportunidades de engajar se público em situações específicas como datas comemorativas;
  • Entender os passos que sua empresa tem tomado e explorar ações que deve tomar no futuro;
  • Criar uma estratégia de marketing digital efetiva para sua empresa.

As coisas simplesmente não funcionam.

Mesmo depois de tudo isso, as coisas simplesmente não funcionam para sua empresa, realmente é hora de buscar ajuda de uma agência de marketing digital

Você precisa de uma nova perspectiva

Uma ajuda de marketing digital pode trazer novas perspectivas para a sua empresa, você não precisa contratar uma agência basta conversar com ela para entender isto.

homem de negócios teve uma ideia

Acesse o link abaixo e converse conosco um pouco:

Agência de Marketing Digital

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